Colônias de Férias promovem diversão e aprendizado de crianças

Confira algumas opções que começam suas atividades em janeiro na Grande Vitória e no interior

A chegada do verão e das férias cria novas rotinas, oportunidades e expectativas. Depois das festa de fim de ano, janeiro é um mês em que a criançada está com a corda toda e o tempo livre. Por isso, têm sido criadas opções de colônias de férias para promover atividades culturais, educativas e recreativas.

"É bom para todos. Para os pais que estão trabalhando ou que não conseguem brincar com os filhos o dia inteiro. Para os filhos, que têm uma oportunidade de aprender coisas novas. E para os profissionais envolvidos, que conseguem gerar renda nesta época do ano", diz Ivny Matos, que coordena o projeto Art&Cultura, que realiza uma colônia de férias em janeiro em Itaoca, balneário em Itapemirim, litoral sul capixaba.

A proposta surge pensando em atender primeiramente à população local, já que por conta do turismo, esta é uma das épocas em que há mais trabalho e muitas vezes não há opções de locais onde deixar as crianças. Porém o projeto também recebe filhos de famílias turistas, podendo participar de pacotes mensal, semanal ou por dia. Entre as atividades estão oficinas relacionadas com circo e palhaçaria, artesanato, origami, contação de histórias e brincadeiras antigas.

São diversas opções de colônias de férias na Grande Vitória e interior do Estado. Desde as que têm enfoque em um tema específico, como a cultura negra, diversidade cultural brasileira ou tecnologia. Confira algumas delas:

Quilombinho

Uma realização do Instituto Das Pretas em parceria com a Prefeitura de Vitória, o Quilombinho chega a sua 5ª edição entre os dias 21 e 25 de janeiro. Com a proposta de valorizar e transmitir a cultura negra, a colônia de férias afrocentrada busca proporcionar reflexão sobre a questão racial de forma lúdica para que possam construir de forma saudável suas identidades. Podem participar crianças de 4 a 10 anos, separados posteriormente de acordo com a idade.  As atividades serão realizadas no Museu Capixaba do Negro (Mucane), mas as inscrições ainda não foram abertas. Mais informações: quilombinho.daspretas@gmail.com.

Colônia de Férias Ctrl + Play

Atendendo ao público de 9 a 17 anos, a Colônia de Férias Ctrl + Play oferece uma alternativa diferente para o tempo livre das crianças e jovens. A partir de 15 de janeiro serão realizados dois minicursos relacionados com tecnologia: Meu Primeiro Game, onde aprendem com criar seus próprios jogos digitais, e Oficina de Introdução à Robótica, em que os alunos aprendem conceitos de eletrônica e robótica através de atividades divertidas. A Ctrl + Play está localizada na Avenida Segunda de Laranjeiras, na Serra. Os telefones para contato são (27) 3086-0216 ou (27) 99733-0216.

Brincalegria

O espaço infantil localizado em Jardim da Penha, Vitória, realiza sua colônia de férias de 7 de janeiro a 8 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. A programação inclui atividades relacionadas à música, artes, jardinagem, culinária, teatro e literatura, atendendo crianças a partir de 2 anos de idade. Outras informações em (27) 3022-0512.

Lápis de Cor

Em Cariacica, a brinquedoteca Lápis de Cor terá sua programação de férias entre dias 2 e 31 de janeiro, contando com diversas atividades como oficinas de gastronomia, dança, pintura e contação de histórias, além de diversas atividades recreativas e brinquedos. A colônia recebe crianças de 2 a 10 anos de segunda a sexta-feira entre 14h e 18h. Informações pelo telefone (27) 3074-2200 ou (27) 98171-1898.

Quintal de Brincar

O espaço Quintal de Brincar, localizado na Serra, apresenta uma colônia de férias que traz como tema "Riquezas do Meu Brasil". A proposta do espaço no bairro Jacaraípe é apresentar a diversidade e particularidades de cada região do país por meio de atividades lúdicas e dinâmicas criativas.  As atividades vão de segunda a sexta-feira de 13h às 17h30, entre os dias 7 de janeiro e 2 de fevereiro. É possível contratar pacotes para 1, 5, 10 ou 20 dias. Informações: (27) 98888-2870.

Art&Cultura

Em Itaipava, balneário de Itapemirim, no litoral sul, acontece a Colônia de Férias Art&Cultura, que fica aberta entre 2 de janeiro e 1 de fevereiro, de segunda a sexta-feira durante manhã e tarde. O local é o Itaoca Pousada Camping, com amplo espaço verde e programação com atividades relacionadas com circo, artesanato, brincadeiras antigas e contação de histórias, atendendo crianças de 4 a 9 anos. É possível participar por dia, semana ou mês inteiro. Informações (27) 99742-3181.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.