Sexta, 19 Abril 2024

Com material reciclado, peça de bonecos alerta para preservação dos mares

Com material reciclado, peça de bonecos alerta para preservação dos mares

Fotos: Esteban Bisio


Visita constante no litoral capixaba, as baleias Jubarte têm se tornado recentemente não só um atrativo turístico mas também inspiração artística. Jubarte - Uma Aventura Oceânica é um espetáculo teatral com bonecos que fará apresentações no próximo 26 no Cine Teatro Ribalta, espaço cultural em Jardim Camburi, Vitória.


A ideia do espetáculo infantil surgiu junto com a inauguração do espaço, a partir de uma atividade de contação de história com esse tema com participação do grupo Solar da Mímica, de São Paulo.



"Na ocasião percebemos o interesse do público pelo tema, o que se afirma a cada apresentação e divulgação, interesse também que é demonstrado pelo fato do cenário e personagens serem todos construídos com ‘lixos”, diz a atriz Lílian Casotti, responsável pela produção da peça junto com Roberta Portela, também atriz.


A história, contada por meios de bonecos construídos para o espetáculo, se passa em alto mar no litoral capixaba, quando um barco de pesquisadores chega à procura das baleias jubartes. No mar, encontram também muitos outros animais: um cardume de pastas de dente, siris feitos de tampas, atum de sacola plástica, peixinhos feitos de embalagem de bombom, compõem a fauna marinha, além da baleia Jubarte, protagonista da história, feita com plástico e tecido. Os cientistas encontram uma ameaça quando se deparam com um terrível navio estrangeiro.


O objetivo de trabalhar com materiais reciclados é abordar por meio da obra a poluição do mar e seu impacto negativo para os animais e outros serem que vivem nele. A partir daí, convidaram para se somar à equipe Chico Aníbal, que assumiu a direção e roteiro, e Dudu Guimarães, que elaborou a coreografia e coordenou a construção dos personagens com material coletado. Ambos também interpretam alguns dos personagens-bonecos. No meio do processo ainda apareceu o ator e músico Esteban Bisio, que compôs a trilha sonora original para o espetáculo, dando um clima especial para as cenas.



A peça começou a ganhar vida de fato quando o grupo começou a juntar o lixo que encontrava e que era reciclável, para dar vida aos personagens. “O Dudu já trabalha há muito tempo com a confecção de bonecos e manipulação, então ele foi o líder desta confecção, mas todos do grupo foram bem envolvidos com essa parte, que na verdade se tratou do norte da peça, começamos por estas confecções para depois criar a história que seria contada”, conta Lilian.


Num dado momento, quando já havia grande quantidade de material, começaram a construir os personagens e o cenário, testando também os bonecos e sua manipulação. Curiosamente, a prática de juntar lixo pensando em personagens acabou se tornam uma espécie de “vício” dos artistas, que mesmo terminando a etapa de coleta, seguiam trazendo mais objetos.



"Demoramos um pouco para se desvencilhar deste processo, e quando a gente se encontrava já com o projeto de ensaiar as manipulações, ocorria que num piscar de olhos todos começavam a produzir mais coisas. Isso chegou até ser engraçado. Depois de um tempo que já tínhamos desapegado desta etapa, volta e meia um aparecia com uma sacolinha de lixo para os ensaios e isso na hora era muito engraçado”.


O espetáculo Jubarte - Uma Aventura Oceânica estreou este ano durante o Festival Pocar, em Conceição da Barra. Depois se apresentou no Viradão Vitória, atingindo em ambos um público bem diverso. Agora em cartaz no próximo sábado no Cine Teatro Ribalta, terá apresentações às 17h e às 19h.


AGENDA CULTURAL


Espetáculo Jubarte - Uma Aventura Oceânica


Quando: Ao sábado, 26 de outubro, com duas sessões, às 17h e 19h


Onde: Cine Teatro Ribalta - Rua Governador Carlos Lindenberg, 94, Lj 11, Jardim Camburi - Vitória/ES


Valores: R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira)*


*crianças até dois anos não pagam entrada

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/