Sexta, 29 Março 2024

Comissão vai monitorar ações de Moro contra a criminalidade em Cariacica

Comissão vai monitorar ações de Moro contra a criminalidade em Cariacica

Durante audiência pública convocada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Cariacica para discutir os impactos e desafios da presença da Força Nacional no município, realizada na última sexta-feira (28), lideranças dos movimentos sociais propuseram a criação de uma comissão popular para monitorar a execução do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade do Governo Federal, projeto do ministro da Justiça, Sergio Moro. 


O município, localizado na Grande Vitória, foi escolhido ao lado de mais quatro cidades do país para receber o projeto piloto do Programa. Entretanto, de acordo com as organizações dos movimentos sociais, não há até agora o debate necessário para implementação do projeto do Moro e tampouco a disponibilização de informações sobre quais ações serão executadas, o recurso destinado e as metas e impactos esperados. A única medida anunciada até então é a vinda da Força Nacional, que deve chegar em agosto no município - a previsão era este mês de julho.


O coordenador do Círculo Palmarino, Lula Rocha, que compôs a mesa da audiência pública, destacou que "é inegável que enfrentamos um problema grave de segurança em nosso município, mas sabemos que apenas a militarização dos nossos territórios não o resolverá. Pelo contrário, pode agravar ainda mais e causar violações sérias de direitos humanos, como já vividos no Rio de Janeiro, por exemplo".


A Comissão deverá ser instalada nos próximos dias e será aberta a todas pessoas e entidades que queiram participar deste monitoramento.


O vereador Professor Elinho (PV), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que propôs a audiência pública, também já havia se manifestado no mesmo sentido: “a única ação concreta anunciada, até então, será o envio da Força Nacional. Porém já sabemos as consequências dessa ocupação bélica em nossas comunidades. O envio de tropas federais para o Rio de Janeiro, por exemplo, não resolveu e sim agravou o drama vivido nas comunidades cariocas. Precisamos discutir alternativas concretas para o enfrentamento da violência em nossa cidade e Estado”.


Além de Cariacica, vão receber homens da Força Nacional de Segurança, que farão operações específicas em bairros com maiores índices de criminalidade, as cidades de Ananindeua (PA), Goiânia (GO), Paulista (PE) e São José dos Pinhais (PA).


De acordo com declarações do próprio secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, Cariacica responde por cerca de 25% das armas apreendidas na Região Metropolitana, por isso, foi escolhida para sediar o projeto de Moro em terras capixabas. O prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho (PPS), por sua vez, declarou que já deu entrada no processo para criar uma guarda municipal na cidade com 100 homens, além  de mais 50 homens agentes de trânsito.

Veja mais notícias sobre Segurança.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/