Quinta, 28 Março 2024

Confronto de Carlini e Max Filho sinaliza sucessão em Vila Velha para 2020

Confronto de Carlini e Max Filho sinaliza sucessão em Vila Velha para 2020

As discordâncias entre o presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (DEM), e o prefeito Max Filho (PSDB), que se mostraram mais acirradas na sessão do legislativo municipal dessa quarta-feira (17), vão muito além da autorização para um empréstimo no exterior no valor de 34 milhões de dólares (R$ 130 milhões). A movimentação faz parte do jogo sucessório de 2020, sinalizando para o ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), derrotado na disputa à Câmara Federal, como candidato à sucessão do atual prefeito, seu adversário no pleito de 2014. 


Max Filho, por sua vez, sedimenta o caminho para o vice-prefeito, Jorge Carreta (Avante), que também foi malsucedido em 7 de outubro como candidato a deputado federal, obtendo 27,8 mil votos, a metade dos 55,7 mil alcançados por Neucimar. 


Na sessão da Câmara, o ponto de destaque foi a participação de mais de 200 pessoas, entre presidentes de associações de moradores de bairros das Regiões I, II, III e IV, secretários municipais e técnicos da PMVV. 


O encontro foi pautado pela discussão do projeto de Max Filho, que solicita autorização para o empréstimo, para garantir a realização do Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha. 


A convocação, feita pelo presidente da Câmara, tem como justificativa o detalhamento da aplicação dos recursos e as formas de pagamento, a fim de evitar o endividamento do município. Outra reunião para discutir o mesmo assunto está marcada para a próxima segunda-feira (22), às 17h30.


No sexto mandato na Presidência da Câmara, Ivan Carlini é conhecido por estar sempre alinhado ao Poder Executivo, característica que garante se manter no cargo durante 12 anos. Assim foi desde a administração de Neucimar Fraga, passando pelas duas anteriores de Max Filho e ainda de Rodney Miranda. 


No mercado político, a postura de Ivan Carlini, de buscar o confronto com o prefeito Max Filho, é vista como parte da movimentação para fortalecer Neucimar Fraga nas comunidades, provocando desgaste no bloco do prefeito Max Filho, embora ele afirme o contrário.  



“Esse financiamento só poderá ser aprovado depois que as lideranças forem ouvidas, apresentarem seus pleitos e tomarem conhecimento sobre o que a Prefeitura fará em suas comunidades com o dinheiro deste empréstimo. Todos querem saber isso”, disse Ivan Carlini, em discurso feito na sessão do último dia 17. 


Para ele, cabe à prefeitura dar as respostas e apresentar os documentos necessários. “Nós acatamos o parecer da Comissão de Justiça desta Casa, pela ilegalidade da matéria, justamente para que a população pudesse ser ouvida”. 

 

Carlini possui estreitas ligações com o ex-prefeito Neucimar Fraga e foi um dos grandes incentivadores de sua candidatura a deputado federal nas últimas eleições. Com a derrota, a meta de Neucimar se volta para a prefeitura de Vila Velha. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/