Terça, 19 Março 2024

Declarações de Lelo esquentam os bastidores do MDB no Estado

Declarações de Lelo esquentam os bastidores do MDB no Estado

As recentes declarações do deputado federal e presidente regional do MDB, Lelo Coimbra, ao jornal A Gazeta, esquentaram os bastidores do partido no Estado, que já se movimenta para sua eleição interna. Ele enumerou planos para reconstruir a legenda no Estado até a disputa de 2020, mas filiados históricos o querem fora da presidência estadual já no próximo ano.


A atual situação do MDB, que acumulou derrotas no pleito deste ano, é atribuída à atuação de Lelo, alinhada aos interesses pessoais do governador Paulo Hartung, que deixou o partido no último mês de novembro, antes mesmo de encerrar o mandato.


À frente desse grupo que defende o fim do longo ciclo de Lelo na presidência, por considerar sua permanência insustentável, está o ex-deputado federal Marcelino Fraga, candidato à função. Para ele, não há como o deputado reivindicar para si a missão de reerguer o MDB, se ele próprio é o responsável por sua destruição, cujo estopim foi o processo eleitoral de outubro, após sucessivos desgastes.


Além do recuo de Hartung de sua candidatura à reeleição já em cima das acomodações partidárias, o MDB perdeu a senadora Rose de Freitas, que migrou para o Podemos para fugir do cerco do governador; não garantiu a reeleição de Lelo; e terminou a atual legislatura com menos quatro deputados estaduais. A bancada, que era a maior da Casa, saiu de sete cadeiras para apenas três, perdendo inclusive o presidente Erick Musso (PRB). Nas urnas, mais uma derrota: reelegeu apenas José Esmeraldo e Dr. Hércules. 


Embora não jogue carga no aliado, Lelo justifica o resultado do MDB no vazio de alianças resultante da desistência de Hartung e aponta como plano, em A Gazeta, buscar novos quadros para fortalecer a legenda, em especial os eleitos por partidos que não atingiram a cláusula de desempenho. A estratégia teria como foco a disputa de 2020, filiando potenciais candidatos a vereador e prefeito. 


Desta forma, o deputado sinaliza, também, que não pretende deixar a executiva estadual, o que o coloca em disputa direta contra Marcelino Fraga, que tem percorrido os municípios capixabas para consolidar sua candidatura. Marcelino, ao contrário de Lelo, tem relações políticas com o governador eleito, Renato Casagrande (PSB), e, caso saia vitorioso do pleito, levará o MDB para a ampla base de apoio do socialista


O ex-deputado afirma que uma de suas metas é restabelecer pelo menos 50% dos diretórios municipais do MDB, que, segundo ele, já teve atuação forte em todo o Estado. Essa atual situação é outro ponto apontado por militantes como resultado da falta de gestão partidária do partido.


A articulação para a eleição do MDB começou há meses, considerando o fim das atuais gestões, em janeiro próximo. Mas uma decisão recente da Nacional deu sobrevida aos atuais dirigentes, incluindo Lelo Coimbra. O final dos mandatos foi prorrogado por mais três meses, adiando o processo.


Ruídos


O desgaste no MDB também foi exposto na Assembleia Legislativa, logo após o resultado das urnas, em outubro deste ano. Na ocasião, o deputado reeleito, José Esmeraldo, fez um duro pronunciamento em que denunciou tentativas de tentarem o derrubar junto com Dr. Hércules. “Tinha até um cara para entrar no meu lugar. Só que quebraram a cara. Tem muito espinho engasgado na garganta”, completou, referindo-se a correligionários.


Esmeraldo citou, ainda, a queda de votos dos deputados do MDB, como resultado do abandono da legenda. Em relação à disputa de 2014, ele caiu de 23,2 mil votos para 19,8 mil. Já Dr. Hércules teve uma queda mais representativa: de 43,7 mil para 30,7 mil. 


Logo atrás de Esmeraldo ficou André Garcia, ex-secretário de Estado de Segurança e aposta do governador Paulo Hartung, enquanto a deputada estadual Luzia Toledo perdeu sua cadeira, depois de quatro mandatos consecutivos. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 19 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/