Delegação capixaba participará da Jornada Nacional de Cineclubes

Inscrições estão abertas para cineclubes do Espírito Santo, que contarão com ônibus gratuito

Diversos cineclubes capixabas estão nos preparativos para a 30ª Jornada Nacional de Cineclubes, que acontecerá em Viçosa (MG) entre os dias 24 e 27 de outubro. A Organização de Cineclubes Capixabas (Occa) lançou inscrições online para interessados em participar do ônibus gratuito que sairá de Vitória para participar da atividade que vai reunir cineclubes de todo o país. Os interessados também devem realizar inscrição na Jornada, que tem custo de R$ 100 incluindo alojamento e três refeições diárias.

Além de ser a trigésima edição, o evento que acontecerá na Universidade Federal de Viçosa (UFV) marca também 60 anos desde a realização da primeira Jornada Nacional, em 1959, período de grande efervescência do movimento cineclubista nos anos que antecederam o golpe e a ditadura, quando os cineclubes foram perseguidos por seu caráter contestador. Com a redemocratização, o movimento voltou a se rearticular nacionalmente.

Hoje no Espírito Santo, a Occa possui 74 cineclubes filiados em diversos municípios do Estado, porém considera que existem mais de 100 cineclubes ativos no Espírito Santo. Por meio de uma parceria com o Instituto Manguerê e recursos do Edital de Locomoção da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), haverá um ônibus para o transporte de até 44 pessoas, buscando atender o máximo de cineclubes possível. A expectativa da entidade é que, com ônibus cheio, o Espírito Santo possa ter a maior delegação do encontro, reafirmando a tradição histórica do cineclubismo capixaba dentro do movimento nacional.

"A Jornada é a instância máxima de deliberação dos cineclubes brasileiros, que se reúnem para avaliar os trabalhos desenvolvidos no espaço anterior à realização da Jornada e para estabelecer novas diretrizes para o período subsequente", informa o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), que realiza sua Assembleia durante o evento. Nelas, têm direito à voto os cineclubes em atividade há pelo menos seis meses e que sejam  filiados à entidade nacional ou às estaduais ligadas à CNC.

Fundada em 1961, a CNC é a entidade nacional representativa dos cineclubes brasileiros, atuando na articulação entre eles e na luta pela democratização do acesso à cultura e pelos direitos do público. Os cineclubes são entidades coletivas, formais ou informais, que realizam exibições cinematográficas coletivas e gratuitas juntamente com debates sobre os filmes e seus temas e outras atividades de integração.
 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Depois de sofrer AVC, fotógrafo registra vida de pessoas com deficiência

Mesmo com paralisia no braço direito, Rafael Bof fotografa com uma mão só e já realizou 18 exposições

Vale a pena ir ao navio-livraria em Vitória?

Coluna CulturArte: visitando o navio Logos Hope, Festival Canela Verde, cachoeirenses na parede

Inspirada em ataque homofóbico, 'A Golondrina' será apresentada em Vitória

Escrita pelo elogiado Guillem Clua, peça teatral fala sobre diversidade, aceitação e empatia

Humanos e pombos, pragas das cidades? 

Espetáculo de rua que estreia sexta-feira, Revoada traz em teatro e dança reflexões sobre a atualidade