Delegação capixaba participará da Jornada Nacional de Cineclubes

Inscrições estão abertas para cineclubes do Espírito Santo, que contarão com ônibus gratuito

Diversos cineclubes capixabas estão nos preparativos para a 30ª Jornada Nacional de Cineclubes, que acontecerá em Viçosa (MG) entre os dias 24 e 27 de outubro. A Organização de Cineclubes Capixabas (Occa) lançou inscrições online para interessados em participar do ônibus gratuito que sairá de Vitória para participar da atividade que vai reunir cineclubes de todo o país. Os interessados também devem realizar inscrição na Jornada, que tem custo de R$ 100 incluindo alojamento e três refeições diárias.

Além de ser a trigésima edição, o evento que acontecerá na Universidade Federal de Viçosa (UFV) marca também 60 anos desde a realização da primeira Jornada Nacional, em 1959, período de grande efervescência do movimento cineclubista nos anos que antecederam o golpe e a ditadura, quando os cineclubes foram perseguidos por seu caráter contestador. Com a redemocratização, o movimento voltou a se rearticular nacionalmente.

Hoje no Espírito Santo, a Occa possui 74 cineclubes filiados em diversos municípios do Estado, porém considera que existem mais de 100 cineclubes ativos no Espírito Santo. Por meio de uma parceria com o Instituto Manguerê e recursos do Edital de Locomoção da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), haverá um ônibus para o transporte de até 44 pessoas, buscando atender o máximo de cineclubes possível. A expectativa da entidade é que, com ônibus cheio, o Espírito Santo possa ter a maior delegação do encontro, reafirmando a tradição histórica do cineclubismo capixaba dentro do movimento nacional.

"A Jornada é a instância máxima de deliberação dos cineclubes brasileiros, que se reúnem para avaliar os trabalhos desenvolvidos no espaço anterior à realização da Jornada e para estabelecer novas diretrizes para o período subsequente", informa o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), que realiza sua Assembleia durante o evento. Nelas, têm direito à voto os cineclubes em atividade há pelo menos seis meses e que sejam  filiados à entidade nacional ou às estaduais ligadas à CNC.

Fundada em 1961, a CNC é a entidade nacional representativa dos cineclubes brasileiros, atuando na articulação entre eles e na luta pela democratização do acesso à cultura e pelos direitos do público. Os cineclubes são entidades coletivas, formais ou informais, que realizam exibições cinematográficas coletivas e gratuitas juntamente com debates sobre os filmes e seus temas e outras atividades de integração.
 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Burarama, a queridinha do cinema capixaba

Com casas históricas e belas paisagens, distrito de Cachoeiro virou cenário de filmes e sede de festival

Fabio Pinel mostra seu dom de cantar

Sambista da nova geração do Espírito Santo lança seu primeiro álbum de obras autorais

Poetisa popular ganha homenagem nos muros da Serra

Na coluna: hinos do carnaval, novo ateliê no Centro, livros censurados em exposição, Carnaval de Congo

Reciclafolia já aproveitou mais de 50 toneladas de fantasias no carnaval

Projeto surgiu de moradores do entorno do Sambão do Povo preocupados com descarte incorreto pós-desfiles