Quinta, 28 Março 2024

Delegação capixaba participará da Jornada Nacional de Cineclubes

Delegação capixaba participará da Jornada Nacional de Cineclubes

Diversos cineclubes capixabas estão nos preparativos para a 30ª Jornada Nacional de Cineclubes, que acontecerá em Viçosa (MG) entre os dias 24 e 27 de outubro. A Organização de Cineclubes Capixabas (Occa) lançou inscrições online para interessados em participar do ônibus gratuito que sairá de Vitória para participar da atividade que vai reunir cineclubes de todo o país. Os interessados também devem realizar inscrição na Jornada, que tem custo de R$ 100 incluindo alojamento e três refeições diárias.


Além de ser a trigésima edição, o evento que acontecerá na Universidade Federal de Viçosa (UFV) marca também 60 anos desde a realização da primeira Jornada Nacional, em 1959, período de grande efervescência do movimento cineclubista nos anos que antecederam o golpe e a ditadura, quando os cineclubes foram perseguidos por seu caráter contestador. Com a redemocratização, o movimento voltou a se rearticular nacionalmente.


Hoje no Espírito Santo, a Occa possui 74 cineclubes filiados em diversos municípios do Estado, porém considera que existem mais de 100 cineclubes ativos no Espírito Santo. Por meio de uma parceria com o Instituto Manguerê e recursos do Edital de Locomoção da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), haverá um ônibus para o transporte de até 44 pessoas, buscando atender o máximo de cineclubes possível. A expectativa da entidade é que, com ônibus cheio, o Espírito Santo possa ter a maior delegação do encontro, reafirmando a tradição histórica do cineclubismo capixaba dentro do movimento nacional.


"A Jornada é a instância máxima de deliberação dos cineclubes brasileiros, que se reúnem para avaliar os trabalhos desenvolvidos no espaço anterior à realização da Jornada e para estabelecer novas diretrizes para o período subsequente", informa o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), que realiza sua Assembleia durante o evento. Nelas, têm direito à voto os cineclubes em atividade há pelo menos seis meses e que sejam  filiados à entidade nacional ou às estaduais ligadas à CNC.


Fundada em 1961, a CNC é a entidade nacional representativa dos cineclubes brasileiros, atuando na articulação entre eles e na luta pela democratização do acesso à cultura e pelos direitos do público. Os cineclubes são entidades coletivas, formais ou informais, que realizam exibições cinematográficas coletivas e gratuitas juntamente com debates sobre os filmes e seus temas e outras atividades de integração.

 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/