Sábado, 20 Abril 2024

Denúncia contra senador Magno Malta foi a reportagem mais lida de 2018

Denúncia contra senador Magno Malta foi a reportagem mais lida de 2018

AS MAIS LIDAS DE 2018


Acusado de abuso por CPI da Pedofilia denuncia senador Magno Malta


O caso revelado em setembro por Século Diário, pelo ex-cobrador de ônibus Luiz Alves Lima, acusado pela então Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia, presidida pelo senador Magno Malta (PR), de estuprar a própria filha, na época com dois anos, gerou reações não só no Estado mas em todo o País, com repercussão na imprensa nacional. Luiz também denunciou ter sofrido tortura na prisão que o deixou completamente cego de um olho e parcialmente no outro, além de intimidação e ameaças à família. Ele foi inocentado pela Justiça. 


Rejeição alta e queda de votos ameaçam reeleições de Ricardo e Magno 

Também em setembro, e envolvendo o mesmo personagem público, a segunda posição foi para a matéria que previa as derrotas dos senadores Magno Malta e Ricardo Ferraço (PSDB) nas eleições de outubro, já ameaçados pelos novatos Fabiano Contarato (Rede) e Marcos Do Val (PPS). As urnas confirmaram a análise de Século Diário, marcando a rejeição do eleitorado capixaba a dois políticos de carreira, em uma derrota de virada, já que Magno e Ferraço haviam iniciado o processo como favoritos disparados.


Novas bancadas legislativas preocupam defensores dos direitos humanos no Estado


Outro assunto de forte repercussão foi a análise de militantes dos Direitos Humanos no Estado sobre a expectativa em relação à atuação dos eleitos para o Congresso Nacional em temas considerados prioritários para a área. Com críticas às bandeiras levantadas, somado à onda conservadora registrada no País, a previsão é de retrocessos nos próximos quatro anos. Mas houve contrapontos.

 

Quase 30 bebês morreram na Utin do Infantil de Vila Velha em menos de três meses


A morte de 30 bebês na Unidade de Terapia Intensiva Infantil (Utin) do Himaba de Vila Velha, outro caso revelado com exclusividade por Século Diário, causou tristeza e revolta no Estado. A denúncia, feita por familiares e pelo Sindicato dos Servidores em Saúde (Sindsaúde-ES), foi apenas uma das inúmeras que marcaram o ano de 2018, provando o caos e a omissão do governo do Estado, que resolveu entregar os serviços à iniciativa privada, sem, porém, garantir a melhoria no atendimento à população.



Procurador da República vê possível enquadramento criminal de Magno Malta

 

Matéria relacionada à acusação do ex-cobrador de ônibus contra Magno também foi uma das mais lidas de 2018. Neste caso, referente ao pedido de indiciamento criminal do senador, dos delegados da Polícia Civil do Espírito Santo, Marcelo Nolasco de Abreu e Márcio Lucas Malheiro de Oliveira, e do médico legista Rogério Piontkowski, feito ao Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPES). 



Rappers capixabas detonam Jair Bolsonaro em novo videoclipe


O videoclipe Primavera Fascista, lançado próximo à votação do segundo turno da disputa presidencial, deu o que falar no Espírito Santo e no País. São quase 10 minutos em que se alternam trechos de Jair Bolsonaro (PSL) com rimas feitas e cantadas por sete rappers capixabas. Vale à pena rever.



Cadeira suada


A saga de Magno Malta (PR) para levar um ministério do governo Bolsonaro, contada em Socioeconômicas, não poderia ficar de fora do ranking de Século Diário de 2018. A coluna que entrou na lista retrata o movimento inicial, quando Magno ainda não tinha sido jogado a escanteio definitivamente. De lá pra cá, foi só queda livre, até perder de vez a chance de integrar o primeiro escalão. Mais uma derrota pesada para conta do senador.  



Servidores de Colatina se mobilizam contra a gestão municipal



A insatisfação do funcionalismo com a gestão do prefeito Sérgio Meneguelli foi mais um assunto que repercutiu entre os leitores de Século Diário. Na ocasião, servidores se mobilizavam para uma série de protestos no município contra a falta de diálogo e atendimento a reivindicações das categorias.


Professores da Ufes apoiam Haddad e rejeitam política de ódio de Bolsonaro 



Em meio ao período eleitoral, a nota divulgada pelos professores filiados à Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes) em apoio ao candidato Fernando Haddad (PT) à Presidência da República, provocou comentários de todos os lados. Numa disputa marcada por ânimos acirrados, registrou acessos pra lá de suficientes para entrar na lista das “mais lidas”.

 

'O capixaba precisa saber quem é Paulo Hartung' 



A TV Século, com sua série de entrevistas, também levou uma posição no ranking, com as declarações do deputado estadual eleito, Capitão Assumção (PSL). Ele integra o grupo de militares acusados pelo governo de incitar o movimento de fevereiro de 2017, o que levou-o, inclusive, à prisão. Agora, com o mandato, promete denunciar as arbitrariedades do governo Paulo Hartung e defender as demandas da corporação.


Precatórios da trimestralidade: escândalo ameaça tomar R$ 14 bilhões do ES



O escândalo do pagamento dos precatórios da trimestralidade, outro caso tornado público por Século Diário, ocupa a última posição da lista de 2018. A questão, que se arrasta há anos, ameaça tomar do governo do Estado cerca de R$ 14 bilhões, valor próximo do Orçamento estadual. Recentemente, o Conselho Nacional de Justiça determinou a suspensão dos pagamentos. A decisão ainda não é definitiva, mas demonstra a importância do jornalismo sério e independente.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/