Deputados retomam trabalho na Assembleia em clima de eleições municipais 2020

O deputado Enivaldo dos Anjos reassume a liderança do governo no Legislativo

A um ano do início da campanha eleitoral, que começa no dia 15 de agosto de 2020, a Assembleia Legislativa retoma os trabalhos, mantendo o deputado Enivaldo dos Anjos (PSD) na liderança do governo, como já era esperado nos meios políticos, e reuniões das comissões permanentes. 

A partir de agora, os olhos ficam mais voltados para as eleições municipais do próximo ano. Isso porque pelo menos 14 dos 30 parlamentares devem disputar as eleições e estão em campanha para garantir a pré-candidatura, embora muitos deles ainda não tenham se declarado, por falta de fechamento de articulações com o governador Renato Casagrande (PSB) e de lideranças de seus partidos políticos. 

Enivaldo entregou a liderança no dia 17 de julho, em obediência à determinação legal que obriga a mudança do cargo a cada seis meses. Na ocasião, o deputado foi homenageado e ganhou visibilidade midiática. Seu retorno era dado como certo, frustrando os planos do deputado Dary Pagung (PRB), o  vice-líder, que deveria assumir a função.

Segundo o mercado político, são potenciais candidatos às eleições municipais os seguintes deputados: Marcelo Santos (PDT) e Euclério Sampaio (sem partido) em Cariacica; Hudson Leal (PRB), Danilo Bahiense (PSL), Dr. Hércules (MDB) e Rafael Favatto (Patri) em Vila Velha; Sergio Majeski (PSB), Lorenzo Pazolini (sem partido)  e Fabrício Gandini (Cidadania) em Vitória; Raquel Lessa (Pros) em São Gabriel da Palha; Vandinho Leite (PSDB) e Alexandre Xambinho (Rede) na Serra; Carlos Von (Avante) em Guarapari; e Enivaldo dos Anjos (PSD) em Barra de São Francisco.  

Nesse contexto, as pautas do Legislativo passam ser conduzidas com mais esse ingrediente, de ampliação da visibilidade de cada parlamentar, a fim de motivar as bases e fortalecer a densidade eleitoral. Além do plenário, os parlamentares podem mostrar serviço por meio das comissões permanentes.   

A semana de retorno às atividades parlamentares será marcada por reuniões de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e por audiências públicas. Entre os temas em debate estão crimes cibernéticos, licenças, sonegação, direitos da mulher, segurança pública e judicialização da saúde.

Uma das comissões mais importantes é conduzida pelo deputado Marcelo Santos: a CPI das Licenças, que investiga a legalidade dos Termos de Compromisso Ambiental (TCAs) firmados pela Vale e ArcelorMittal junto a órgãos públicos em 2018 e da renovação da Licença de Operação (LO) concedida à Vale. Nesta segunda-feira, o colegiado recebe, às 10 horas, Manfrine Delfino Amaro e Miriam Marques Lopes, representantes da empresa Areias do Manfrine. 

Na terça-feira (6), haverá reunião conjunta das Comissões de Educação e de Proteção à Criança e ao Adolescente e da CPI dos Crimes Cibernéticos, para ouvir professores acusados de assediar alunas da Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, localizada na Serra. A reunião será às 9 horas, no plenário Judith Leão. O colegiado é presidido por Vandinho Leite (PSDB).

Na quarta-feira (7), a CPI da Sonegação, comandada pelo deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), realiza reunião às 12 horas, no Plenário Dirceu Cardoso. Na pauta, a investigação de denúncias de sonegação fiscal e adulteração de combustíveis na área de transporte. 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Corregedoria inicia ação contra Assumção, que já conta com apoio de deputados

O líder do governo, Enivaldo dos Anjos, e Alexandre Quintino manifestaram apoio ao militar nesta segunda

Denunciado por quebra de decoro, Majeski diz que MPES é que deve ser investigado

Deputado estadual rebateu acusação em discurso na Assembleia nesta quarta e avisou que não se intimidará

Vidigal reúne PDT e monta estratégia para disputar Prefeitura da Serra em 2020

Com dois mandatos de deputado federal, Sérgio Vidigal tentará o quarto como prefeito

Governo derruba emendas e aprova criação de fundos com recursos do petróleo

Os projetos do governo do Estado foram aprovados pelo plenário da Assembleia nesta segunda-feira