Terça, 23 Abril 2024

Deputados vão debater situação de escola fechada em zona rural de Cariacica

Deputados vão debater situação de escola fechada em zona rural de Cariacica

As comissões de Educação e de Proteção à Criança e ao Adolescente realizam reunião conjunta, na próxima segunda-feira (16), para debater sobre a continuidade, manutenção e permanência da Escola Estadual Pública de Fundamental (EEPEF) Professora Ilda Meirelles Freire, localizada na zona rural de Cariacica, localidade próxima à Roda D’ água. A reunião acontecerá às 13 horas, no Plenário Judith Leão.


O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e representantes da escola foram convidados para discutir o fechamento da unidade de ensino em 2020. Outras reuniões estão agendadas também com representantes do Ministério Público de Cariacica, no mesmo dia. A escola Professora Ilda Meirelles Freire é conhecida e estimada na região, por ser centenária. Apesar de ter capacidade para atender 130 alunos, tem funcionado nos últimos anos com apenas 20.  


A Comissão de Educação foi procurada pelos pais de alunos, que disseram estranhar o fato de a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) não ter aberto rematrícula para o próximo ano.


Segundo informações dos moradores, o fato de a Sedu ter bloqueado a matrícula para os responsáveis sem aviso prévio é ilegal. A Promotoria de Cariacica chegou a oficiar a Superintendência da Sedu em Cariacica pedindo esclarecimentos sobre a decisão de fechar a escola, mas, até então, não obteve resposta. 


Ao tentar realizar o procedimento, pais e responsáveis pelos alunos descobriram que a unidade de ensino não consta no sistema da Sedu e ficaram impedidos de realizar a rematrícula online. 


Os moradores reclamam ainda do fato de a Sedu ter investidos R$ 144,7 mil, na reforma da unidade de ensino (obras de manutenção civil e elétrica), que agora passará a ficar sem utilidade. Como o terreno para construção da escola foi doado e não há documentação oficializada, corre-se o risco de o prédio se deteriorar por não ser possível legalizar sua condição de forma a transferir para outra utilização, fato que já ocorreu com outras unidades de ensino da zona rural do Estado.


Já a Sedu Sede e a Superintendência de Cariacica enviaram um comunicado à comunidade explicando que foi preciso reordenar e readequar o funcionamento de algumas escolas da rede, caso da Escola Estadual Pública de Ensino Fundamental (EEPEF) Professora Ilda Meirelles Freire. Os gestores da educação estadual explicam que pelo fato de ter poucos alunos, no total 21, os estudantes serão transferidos para duas escolas próximas. Os alunos do 5º ano devem ser transferidos para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Euvira Benedita Cardoso da Silva, da rede de Cariacica, e os do 1º e 4º anos para a Escola Estadual Boa Vista. Segundo a Sedu, a rematrícula deverá ser feita até o dia 31 de janeiro. 


Comunidade quer unidade aberta 


A líder comunitária Raquel Sant’Anna afirma que o desejo da comunidade é o de que a escola permaneça na região, pela proximidade da residência dos alunos. São 20 estudantes de baixa renda que dependem da unidade. 


Laudite Souza da Silva Santos, de  53 anos, moradora de Boa Vista, estudou quatro anos na escola e seus três filhos também estudam. Segundo ela, a unidade é centenária e faz parte da história da comunidade. 

 

A escola foi fundada por Ilda Meireles Freire em terreno doado por seu marido, que também construiu uma sala para que ela ensinasse. A professora Ilda era ainda quem fazia a merenda em sua casa em fogão a lenha e arrumava a escola.

Veja mais notícias sobre Educação.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/