Detran-ES altera atendimento à população, serviços e prazos processuais

Usuários não devem comparecer às unidades sem verificar serviços disponibilizados no site do órgão

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) estabeleceu procedimentos que serão adotados no atendimento ao público e trâmite de processos administrativos do órgão desta quarta-feira (18) até o dia seis de abril, com objetivo de prevenir a transmissão do novo coronavírus (Covid-19). As medidas levam em consideração o estado de pandemia mundial declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e os decretos estaduais que dispõem sobre o estado de emergência em Saúde Pública.

O Detran-ES orienta que os usuários não se dirijam às unidades sem verificar os procedimentos dos serviços no site do órgão e informa que todos os serviços que possam ser feitos por meio do site não serão realizados através de atendimento presencial nas agências da autarquia.

O órgão ressalta que as medidas adotadas podem sofrer alterações, caso necessário.

CONFIRA

Atendimento nas Ciretrans e PAVS

As Ciretrans e Postos de Atendimento Veicular (PAVs) só irão liberar a entrada dos usuários de acordo com a quantidade de guichês de atendimento disponíveis, visando evitar aglomeração em locais fechados.

Nos próximos dias, o Detran irá implantar um sistema para agendamento dos atendimentos presenciais nas unidades do órgão em todo o Estado.

Veículos

As unidades limitarão a quantidade de serviços oferecidos e realizarão apenas processos de transferência, primeiro emplacamento, segunda via de Certificado de Registro de Veículo (CRV), alienação e comunicado de venda de veículo. As transferências de propriedade ou o primeiro emplacamento de veículos que ocorrerem durante o período descrito, considerando data mais antiga constante no CRV, poderão ser realizadas até o dia seis de maio, sem a cobrança da taxa de averbação.

Para evitar o grande fluxo de pessoas, as unidades não farão os serviços de baixa total de veículos e de desalienação de veículo, salvo quando junto com processo de transferência, além de entrega de CRLV devolvidos pelos Correios, emissão de segunda via de CRLV e parcelamento de débitos do veículo.

As autorizações para baixa de sinistro e mudança de característica serão realizadas diretamente nas Instituições Técnicas Licenciadas (ITLs), após a realização de identificação veicular.

Habilitação

Também não serão realizados serviços de habilitação nas unidades do Detran, já que muitos deles já estão disponíveis no site do órgão. Estão suspensas a transferência internacional para estrangeiro, a emissão da certidão de prontuário para outros países (nada consta internacional), a entrega presencial de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devolvida pelos Correios, e a entrega de CNH para cumprimento de penalidade de suspensão, uma vez que o início da contagem do período de penalidade é automático.

A biometria continua em funcionamento e será feita com agendamento prévio e somente os usuários em atendimento entrarão na agência.

Emissão de boletos

Os boletos referentes a IPVA, Licenciamento, DPVAT, multas e taxas de Habilitação estão disponíveis no site e não serão emitidos nas unidades. Apenas as taxas dos serviços feitos pelos servidores serão emitidas no órgão.

CRLV eletrônico

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento anual do veículo, não será mais emitido nas unidades do Detran. O documento passou a ser oferecido somente na versão eletrônica a partir desta quarta-feira (18) e está disponível para impressão pelo próprio proprietário do veículo em papel comum no site, no Portal de Serviços do Denatran ou para download no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Em caso de perda do documento, a segunda via pode ser emitida da mesma forma, sem custos.

Aulas e provas

O órgão também suspendeu as aulas presenciais teóricas, necessárias ao processo de habilitação de condutores, em todos os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados no Estado, bem como as aulas presencias realizadas por cursos especializados, por cursos para formação de profissionais de trânsito e cursos de reciclagem a partir da próxima segunda-feira (23) até o dia seis de abril.

A suspensão abrange, ainda, a aplicação de exames teóricos e de Reciclagem em todo o Estado.

Também estão suspensas as perícias médicas e provas práticas em banca especial para pessoa com deficiência, em razão da necessidade dos deslocamentos intermunicipais e idade média dos candidatos.

Todos os candidatos agendados ou com processos que têm vencimento no período serão prorrogados automaticamente para nova oportunidade de agendamento, sem ônus, não havendo de necessidade de protocolar solicitação.

As aulas práticas de direção veicular estão permitidas e as provas práticas aplicadas pelo Detran serão agendadas apenas semanalmente, acompanhado a medidas que possam vir a ser adotadas nas próximas semanas. O Detran alerta que os candidatos, instrutores e examinadores de trânsito que apresentarem sintomas de gripe não devem comparecer às aulas ou provas.

Cursos realizados em plataformas digitais serão mantidos normalmente.

Clínicas

As clínicas médicas e psicológicas credenciadas continuam fazendo o seu atendimento e devem adotar as medidas já orientadas pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), principalmente no que tange à higienização permanente da área de atendimento, esterilização contínua de equipamentos, diminuição do quantitativo diário de consultas, adoção de maior espaçamento entre cadeiras e móveis, restrição à entrada de acompanhantes, entre outras.

Educação para o trânsito

Durante o período, ficarão suspensas as ações da Gerência de Educação, inclusive treinamentos, as ações educativas em empresas e escolas, palestras e eventos em áreas abertas ou fechadas, bem como o serviço de atendimento de apoio psicológicos a vítimas de acidentes de trânsito e seus familiares.

Prazos processuais

Ficam suspensos os prazos processuais, audiências e atendimento às partes e advogados relacionados a processos em trâmite na Corregedoria do Detran-ES.

Recursos de multas e penalidades

Para não haver prejuízos aos usuários, os prazos para apresentação de defesa prévia e recursos em processos de multa e aplicação de penalidade de suspensão e cassação do direito de dirigir serão suspensos até seis de abril, bem com os pedidos de conversão de multa em advertência por escrito.

Medidas internas

Internamente o Detran também implantou medidas de forma a prevenir a disseminação do novo coronavírus. Por esse motivo, as viagens a serviço não serão realizadas durante o período, exceto quando houver necessidade e previamente autorizada pela diretoria responsável.

Também passa ser obrigatória a autuação e tramitação de documentos e processos administrativos exclusivamente por meio do sistema eletrônico E-Docs.

Canais de atendimento

Veículos: (27) 3137-1973 / 3224-4195

Habilitação: (27) 3224-2101 / 3224-2102 / 3137-2633

Telegram / Whatsapp: (27) 99943-6442

E-mail: car@detran.es.gov.br

Infrações: (27) 3235-2269

Whatsapp: (27) 99946-9914

E-mail: sgip@detran.es.gov.br.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Governo anuncia auxílio econômico para micro e pequenas empresas e MEIs

Serão R$ 400 milhões em postergação de ICMS e empréstimos, além de medidas de desburocratização

O mais triste Dia do Circo de todos os tempos

Proibidos de se apresentar por conta do coronavírus, circos capixabas não tiveram o que comemorar

Priorizar pequenos empreendedores é uma forma de exercer solidariedade

Trabalhadores informais e autônomos, como agricultores, se organizam para atender demandas em domicílio

Casagrande destina R$ 51 milhões para ações de proteção social nos municípios

Já as medidas econômicas ainda serão anunciadas. ES tem 53 casos confirmados e 1.105 em investigação