Disputa à prefeitura de Vila Velha em 2020 já tem nove pré-candidaturas

O prefeito Max Filho é identificado como um nome forte, indicando a possibilidade de reeleição

Com a entrada do PT, anunciada nesta sexta-feira (3), a eleição à prefeitura de Vila Velha em 2020 já contabiliza nove pré-candidaturas, o que amplia a movimentação entre os partidos, considerando que desse total alguns nomes deixarão de liderar chapas para compor com outras siglas, em função da baixa densidade eleitoral. 

O PT no município indicou seis nomes, que serão submetidos à convenção partidária: a ex-senadora e ex-vereadora Ana Rita Esgário; o ex-diretor do Banco de Desenvolvimento do Estado (Bandes) no governo Dilma Rousseff, Guilherme Lacerda; a jornalista Inês Simon; o ex-deputado estadual José Carlos Nunes; o engenheiro José Márcio Martins; e o ex-superintendente do Patrimônio da União no Estado e ex-prefeito Magno Pires. 

O mercado político identifica também, além dos candidatos do PT, os nomes do atual prefeito, Max Filho (PSDB); do ex-prefeito e ex-subsecretário de Estado Neucimar Fraga (PSD); e dos deputados estaduais Hércules Silveira (MDB) Danilo Bahiense (PSL), Rafael Favato (Patri) e Hudson Leal (PRB). 

E, ainda, o secretário de Controle e Transparência do governo do Estado, Edmar Camata (PSB), e o vereador Arnaldo Borgo (MDB), integrante de um movimento da ala mais jovem do partido. Ele cumpre o segundo mandato de vereador e obteve como candidato a deputado estadual em 2018 15,3 mil votos, dos quais 12,7 mil em Vila Velha. 

A disputa em 2020 no segundo maior colégio eleitoral do Estado, com 304,6 mil eleitores, tem o prefeito Max Filho (PSDB) como uma das mais importantes lideranças, com chance de alcançar a reeleição. O pacote de obras em andamento no município representa fortalecimento em sua densidade eleitoral.

O ex-prefeito Neucimar Fraga (PSDB) foi candidato a deputado federal nas últimas eleições de 2018 com 53,7 mil votos no Estado, sendo o primeiro suplente de sua coligação. Em Vila Velha obteve 28,9 mil votos e conta com o apoio do presidente da Câmara, Ivan Carlini (DEM), já no oitavo mandato na função. 

Um terceiro pré-candidato é o deputado estadual Hudson Leal (PRB), que está no segundo mandato, e faz parte do grupo do presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, e do deputado federal Amaro Neto, também do PRB. Esses nomes representam, segundo o mercado político, maior possibilidade de competitividade.

Do lado do PT, pré-candidaturas consideradas mais significativa, nos bastidores políticos, é a de Ana Rita Esgário, que foi vereadora por dois mandatos e, em 2006, foi eleita primeira suplente de Renato Casagrande no Senado, assumindo a vaga em 2010, quando ele foi assumiu o primeiro mandato no governo.  

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
2 Comentários
  • Genison , sexta, 03 de maio de 2019

    Nossa, pode piorar a situação de Vila Velha? Sim, pode e muito! Atualmente temos um prefeito fantasma, agora só falta prefeito de facção criminosa, aí fechou o caixão do município.

  • ILDEBRANDO , sexta, 06 de setembro de 2019

    Toda atenção é importante! Naturalmente que todos desejam ter o nome lançado para a disputa de uma importante prefeitura como a de Vila Velha. Para nós que somos operários da educação e sempre temos dificuldades em ampliar a qualidade do salário e quantidade neste município, acreditamos que os/as trabalhadores/as da educação (magistério e funcionários de escola) somam mais de 5000, deveriam buscar unificar um único nome e fazer a campanha do mesmo. Cada operário da educação conseguir 10 votos votos dá pra eleger o/a prefeito/a municipal. 2020 será oportunidade para educação mostrar seu tamanho. Sabemos que tem vários/as professores/as que irão candidatar a vereador/a. Isto é importante.

Matérias Relacionadas

Deputados apresentam emendas à LDO para aumentar orçamento da Defensoria

Uma delas, de autoria de Hudson Leal, propõe aumento de 0,32% para 1% da Receita Corrente

Falta combinar

Rodney Miranda é candidato a prefeito em Vila Velha, Hudson Leal também...e aí, PRB?

Deputado propõe que Organizações Sociais prestem contas à sociedade e ao TCE

Hudson Leal quer garantir transparência na atuação das OSs, que estão invadindo as gestões públicas

Campeões de votos em 2014 não devem atingir marca de 40 mil este ano

O deputado Marcelo Santos é cotado a alcançar mais de 30 mil votos, se não for para o TCE