Sexta, 29 Março 2024

Diversão e aprendizado em verdadeiros parques de diversão nas praias do Estado

Diversão e aprendizado em verdadeiros parques de diversão nas praias do Estado

Brincar é aprender, essa é a mensagem que o Parque de Farrapos quer passar para adultos e crianças, e o Espírito Santo foi o escolhido para sediar seus eventos, todos gratuitos. Um verdadeiro parque itinerante de diversão e aprendizado será instalado na praia de Camburi, em Vitória, no dia 25 de janeiro, na Praia do Morro, em Guarapari, no dia 28 de janeiro, na praia de Jacaraípe, na Serra, no dia 30 de janeiro e novamente em Vitória, na praia da Curva da Jurema, no dia 1 de fevereiro, das 10h às 17h.



Brincar é fundamental para as crianças desenvolverem habilidades físicas, sociais, cognitivas, emocionais e criativas. Pensando nisso, as atividades do parque foram criadas para serem alegres, significativas, ativamente envolventes e socialmente interativas e repletas de possibilidades. Além de ativar a imaginação, de adultos e crianças, as brincadeiras e o parque vão prezar pela acessibilidade e estimular o aprendizado em diversas áreas.



O Parque de Farrapos é um projeto desenvolvido pela Purpose, uma agência de mobilização e engajamento que apoia e desenvolve movimentos sociais e que acredita que o brincar é fundamental para alavancar o aprendizado e desenvolvimento integral das crianças. Para tornar esse projeto realidade, a Purpose contou com o apoio de importantes parceiros: Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Prefeitura de Vitória, Prefeitura da Serra, Prefeitura de Guarapari, Fundação Roberto Marinho, Futura, Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, IPA Brasil, Mais Diferenças, Idade Criativa e Sebrae. 



A primeira ação dessa equipe foi uma maratona criativa, que aconteceu no dia 10 de janeiro, no espaço do Sebrae, com representantes dos parceiros, além de educadores, pais e crianças, para sugerir ideias e temas para as brincadeirasdo parque. O resultado foi essencial para inspirar a criação das atividades para adultos e crianças que vão unir brincadeira e aprendizado, em um ambiente ao ar livre, fora da escola ou de outra instituição. 



Famílias brincando e aprendendo juntas



A itinerância do projeto é uma forma de envolver ainda mais famílias que moram ou estão visitando o estado neste período de verão, no qual as praias acabam sendo um destino comum. O Parque de Farrapos conta com um time de monitores formado por professores e estudantes de Pedagogia e Educação Física, treinados em aprendizagem pelo brincar para conduzir crianças e adultos à imersão no universo lúdico do evento. 



Dessa forma, o Parque vai reforçar ainda mais o laço entre pais e filhos, que com a rotina do trabalho e da escola acabam se distanciando e esquecendo a importância do brincar e aprender juntos. No Parque, os pais vão voltar a ser crianças e aproveitar um momento único e em família fora das telas dos celulares, tablets e computadores. 



“O nosso principal objetivo é promover um tempo de qualidade, no qual crianças estivessem junto com seus responsáveis em uma estrutura simples e criativa, que pode ser reproduzida em casa, unindo o lúdico com o educativo. O período escolhido foi as férias, porque conseguimos reunir o maior número de pessoas para que isso aconteça de forma espontânea”, explica o Diretor da Purpose, Caio Coimbra.



Segundo o Diretor, o parque foi feito para adultos e crianças vivenciá-lo juntos. “Acreditamos que, experimentar essas brincadeiras juntos seja o início de uma mudança na relação dos responsáveis com suas crianças. Eles poderão refletir em como usar melhor o tempo juntos em casa e também como poderão acompanhar a aprendizagem na escola, que também é lugar de brincar para aprender”, reforça Caio. 



Além das belas praias e da rápida e fácil mobilidade para se deslocar entre elas, o motivo que levou o Espírito Santo a ser o primeiro lugar do Brasil a receber o Parque de Farrapos são os seus avanços na área educacional. “Do ponto de vista educacional, percebemos o Espírito Santo muito mais aberto para uma política nacional inovadora e como aqui já tem sido feito um trabalho no ensino na educação infantil e fundamental de forma coesa, tínhamos certeza que seriamos melhor acolhidos”.



O Parque de Farrapos



Com o tema “Brincar é aprender”, o Parque de Farrapos vai acontecer nos dias 25/01, 28/01, 30/01 e 01/02, das 10h às 17h, de forma itinerante pelas praias de Camburi, Praia do Morro, Jacaraípe e Curva da Jurema, respectivamente. As atividades, ou brincadeiras, realizadas são inspiradas pela regionalidade, cultura popular, natureza, brincadeiras infantis tradicionais, entre outros temas.



Um ponto importante do Parque é a inclusão. Para receber os diversos participantes, as atividades foram pensadas em uma perspectiva acessível e inclusiva e haverá uma passarela do calçadão até o parque para que cadeirantes também acessem o local e possam fazer parte desse movimento pelo brincar. 



O ambiente é coberto, para permitir que as atividades sejam protegidas do sol e da chuva, com cenografia super colorida e encantadora. O nome Parque de Farrapos foi inspirado nos diferentes materiais de tecido que foram usados na construção do parque, devido ao seu uso pelo artesanato tradicional brasileiro e pela sua versatilidade, podendo ser reutilizados e reinventados, o que é verdade no espírito do parque.



Serviço:

Praia de Camburi (na altura do clube dos oficiais) - Vitória - 25/01 - das 10h às 17h 

Praia do Morro (em frente ao Marlim Azul) - Guarapari - 28/01 - das 10h às 17h 

Praia de Jacaraípe (no Barrote, em frente à Pousada Beira Mar) - Serra - 30/01 - das 10h às 17h

Praia da Curva da Jurema (próximo aos quiosques fechados) - Vitória - 01/02 - das 10h às 17h 

 

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/