Terça, 23 Abril 2024

Documentário registra história e beleza de São Pedro de Itabapoana

Documentário registra história e beleza de São Pedro de Itabapoana

Localizado no município de Mimoso do Sul, o distrito de São Pedro do Itabapoana é uma das pequenas joias escondidas no interior do Espírito Santo. Com sua arquitetura colonial, o casario do local é tombado como patrimônio cultural do Estado desde 1986, além de ser conhecido como capital da sanfona e da viola. O documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, dirigido por Cloves Mendes, apresenta um pouco dessa realidade para próximo dos distantes moradores da Capital, com lançamento na quinta-feira (29), no Cine Metrópolis, em Vitória.



A produção, de 32 minutos de duração, foi realizada em função de um levantamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) enxergando potencial para tombamento do local a nível nacional. Assim, a obra traz depoimentos principalmente dos moradores de São Pedro do Itabapoana, além de entrevistas com técnicos e apoio em pesquisas feitas por estudantes de mestrado e pelo próprio Iphan.


No dia 3 de agosto, o documentário foi exibido pela primeira vez. Não podia ser diferente: na própria comunidade. "Acho que o resultado está sendo muito positivo e revelador. Na primeira exibição, o filme foi muito aplaudido, principalmente porque a plateia era em sua maioria da região. E os moradores locais que são os protagonistas do documentário. Dia 29 vai ser a segunda exibição e para um público distante, em todos sentidos, das histórias de lá", afirmou o diretor.


O filme é fruto de uma parceria que envolve várias entidades: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Secretaria de Cultura; Iphan; Secretaria de Estado da Cultura (Secult); Prefeitura de Mimoso do Sul e Associação de Moradores de São Pedro do Itabapoana. O documentário tem a produção de Antonio Balbino, imagens de Sander Calmon e Pedro Padovan, locução de Carol Veiga e música de Carlos Henrich.



São Pedro de Itabapoana já foi o segundo município mais populoso do Estado, sendo centro importante e com influência política a nível regional, até os anos 20 do século passado. Nos anos 30 foi criado o município de Mimoso do Sul e São Pedro virou distrito do mesmo. Hoje o distrito possui pouco mais de mil moradores e recebe anualmente o Festival de Inverno de Sanfona e Viola, que já teve 22 edições.


AGENDA CULTURAL


Lançamento do documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana


Quando: Quinta-feira, 29 de agosto, 19h30


Onde: Cine Metrópolis - Campus da Ufes em Goaibeiras - Avenida Fernando Ferrari, Vitória/ES.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários: 1

Lílian de Lins Wanderley em Sábado, 05 Setembro 2020 21:05

Sou Lílian de Lins Wanderley, professora doutora da Universidade Federal de Sergipe e estou escrevendo um livro sobre Francisco Monteiro de Almeida, que nasceu em Mimoso do Sul e foi juiz do Distrito de São Pedro de Itabapoana, em 1913. Gostaria saber como eu poderia saber quando ele começou como juiz e até que ano exerceu esse cargo. Encontrei alguma coisa em um jornal antigo, mas não especifica datas nem mais outros fatos. Meu interesse é porque ele se mudou para Sergipe e veio a ser figura importante no judiário, chegando a desembargador.
Meu email:
Agradeço qualquer informação.
Lílian Wanderley

Sou Lílian de Lins Wanderley, professora doutora da Universidade Federal de Sergipe e estou escrevendo um livro sobre Francisco Monteiro de Almeida, que nasceu em Mimoso do Sul e foi juiz do Distrito de São Pedro de Itabapoana, em 1913. Gostaria saber como eu poderia saber quando ele começou como juiz e até que ano exerceu esse cargo. Encontrei alguma coisa em um jornal antigo, mas não especifica datas nem mais outros fatos. Meu interesse é porque ele se mudou para Sergipe e veio a ser figura importante no judiário, chegando a desembargador. Meu email: Agradeço qualquer informação. Lílian Wanderley
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/