Sexta, 29 Março 2024

Dois anos de artes nas ruas

Dois anos de artes nas ruas

A Prainha de Vila Velha é um sítio histórico de grande importância para o Espírito Santo mas pouco valorizado atualmente. Uma das iniciativas que vêm ajudando a ocupar e visibilizar o local, assim como a arte produzida no município, é o Rua das Artes, que há dois anos realiza edições mensais no local, conectando artistas e artesãos locais com a população moradora e visitante. No próximo domingo (16), o projeto comemora o segundo aniversário com uma edição especial de Natal, de 9h às 17h,


Na ocasião haverá além das exposições com diversas opções criativas de presentes natalinos, uma programação cultural especial com o Coral Feliz Idade, Orquestra Artes Sem Limite, show de Rodrigo CX e apresentação da Banda de Congo Beatos de São Benedito. Também fazem parte da programação o lançamento do livro infantil Uma lenda nota 10, de Antonio Rocha Neto, e a ficção Quando a vida não oferece escolhas, de Maria Viola Bona, além da exposição fotográfica Mitos Gregos, de Gabriel Neizes, todas na Academia de Letras, parceira do evento e localizada no entorno.



 


A iniciativa surgiu no final de 2016, a partir de um grupo que vinha se reunindo para buscar o desenvolvimento do turismo religioso aproveitando a característica da região da Prainha pela proximidade com o convento da Penha, a presença da Igreja do Rosário, uma das capelas mais antigas do Brasil, e também o entorno que possui ateliês de artes e espaços como o Museu Homero Massena e a Academia de Letras de Vila Velha. "Queríamos não só artesanato mas outros atrativos, uma pegada cultural, voltada também para o design", explica Celso Adolfo, um dos coordenadores do Rua das Artes.


A ideia é que as feiras sirvam de vitrine para os artistas apresentarem seus trabalhos e também seus ateliês, convidando os visitantes para conhecê-lo. Um espaço não só de comércio mas principalmente de relações, ou networking para dizer na palavra da moda. Por isso as barracas são abertas, sem balcão que separe artistas e artesãos do público visitante. As peças não costumam ter preço marcado, justamente para que haja interações com os produtores. "Essas interações fazem parte do processo de formação de público, formação cultural, que é algo que também prezamos muito".


Cada edição do evento é temática, trazendo uma questão relacionada com o mês e com a iconografia local, ressaltando fatos históricos, religiosos, sociais, culturais, folclóricos. A Rua das Artes também traz programação cultural própria, incluindo contação de histórias, atividades recreativas e educativas para crianças, MPB, orquestra jovem e uma roda de congo que marca o encerramento de cada edição.


Participam de forma permanente apenas artistas de Vila Velha, embora eventualmente haja convidados especiais quando há um produto ou projeto interessante e alinhado com a proposta. Os interessados em expor se inscrevem por e-mail e passam por uma curadoria antes de fazer parte do projeto.


AGENDA CULTURAL


Rua das Artes - edição de aniversário


Quando: Domingo, 16 de dezembro, 10h às 19h


Onde: Rua 23 de maio - Prainha, Vila Velha


Programação:


14h-  Orquestra projeto Artes sem Limites


15h - Coral Feliz Idade do GEAP


16h -  Rodrigo CX


19h-  Banda de Congo Beatos de São Benedito.


*Na Academia de Letras o escritor Antônio Rocha Neto com seu livro “Uma lenda nota 10” e Maria Viola Bona autora do livro “Quando a vida não oferece escolhas” e exposição fotográfica “Mitos Gragos”  de Gabriel Neizes.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/