Terça, 23 Abril 2024

Dois pesos,duas medidas

A espionagem ao governo brasileiro e da Vale a funcionários, jornalistas e movimentos sociais dos estados onde atua, inclusive o Espírito Santo, tem o mesmo modus operandis. Só muda o espião e o alvo. Mas, no primeiro caso, todo mundo que mostrar serviço. O assunto rende mídia e holofotes que é uma beleza. Com a Vale, ao contrário, ninguém quer mexer. A diferença de tratamento da classe política e do próprio governo Dilma Rousseff aos dois casos, como não poderia deixar de ser, foi motivo de cobranças na audiência pública realizada pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, nessa quinta-feira (24). Bem pertinho do senador Ricardo Ferraço (PMDB), que nunca manifestou um “a” sobre as graves denúncias que pesam contra a mineradora. Em compensação, da espionagem dos EUA, ele não perde uma oportunidade. É até relator da CPI criada para investigá-la e vive por ai manifestando indignação. Mais do que qualquer outro parlamentar da bancada capixaba, Ferraço tinha obrigação de, ao menos, demonstrar interesse no assunto. E, principalmente, como sugeriu representantes de entidades presentes ao encontro, usar a mesma indignação para incluir o caso da Vale nos trabalhos da CPI. Mas sabe quando isso vai acontecer? Se depender de Ferraço, nunquinha. 
 
 
Encarou
A propósito, no geral, pouquíssimos parlamentares passaram pela audiência pública da espionagem da Vale. Do Espírito Santo, a não ser a senadora Ana Rita (PT), presidente da Comissão e, portanto, a propositora do debate, ninguém. A petista foi corajosa, típico dos petistas de antigamente. Todo mundo sabe bem da pressão que a mineradora exerce no Congresso e na classe política. 
 
Perda
E mesmo assumindo bandeiras importantes como essa, o grupo do ex-prefeito João Coser quer “engolir’ Ana Rita, em nome de projetos pessoais. Vai entender...
 
Registro
Ricardo Ferraço fez questão de registrar, na manhã desta sexta-feira (25), no Twitter, a vinda dele ao Estado, acompanhado do vice-presidente, Michel Temer, e do presidente regional do PMDB, Lelo Coimbra. Diz o senador que “para conversar sobre a conjuntura brasileira”.
 
Por falar nisso...
O ex-governador Paulo Hartung (PMDB) foi novamente desmentido. Ele vende o que quer, a imprensa corporativa compra de imediato - e com gosto - e depois sempre tem um para estragar a festa. Desta vez, foi o próprio Temer. Não tem preferência pelo cabeça de chapa do partido no Estado.
 
Outro dia...
O mesmo aconteceu em relação à candidatura ao Senado. Teoricamente, a cúpula do PMDB queria porque queria Hartung como candidato. A deputada federal Rose de Freitas berrou e veio a confirmação: a história era pra lá de diferente.
 
‘Coincidência’
Foi só o delegado de Trânsito Fabiano Contarato entrar no PR, que “foi abduzido” da imprensa corporativa. Antes, a mídia espontânea destinada a ele era de causar inveja a qualquer mortal. Pra você ver como são as coisas. 
 
Antes e depois
Em Cariacica, os meios políticos já comentam: o prefeito Juninho (PPS) saiu das ruas e foi parar nas colunas sociais.
 
Sintonia total
Ao receber a comenda Domingos Martins, maior honraria da Assembleia Legislativa, o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, ressaltou o alinhamento entre os poderes. De fato, são muito alinhados. Até demais.
 
Novo ciclo
O capixaba Sylvio Costa, um dos fundadores do Congresso em Foco, que se tornou referência para a classe política, comunica seu desligamento das atividades diárias do site. Sylvio vai reassumir seu cargo de servidor público concursado no Senado. Mas continua sócio e colaborador.
 
140 toques
“PCdoB condena proibição à livre manifestação popular em campanhas eleitorais”. (Vereador de Vitória Namy Chequer – PCdoB – no Twitter).
 
PENSAMENTO:
“A verdade que não dá lucro a ninguém, nem prazer, é bem-vinda por todos os homens”. Thomas Hobbes

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/