Dom Dario Campos toma posse como Arcebispo de Vitória no próximo sábado (5)

Indicado pelo Papa Francisco, religioso é considerado progressista e ligado à Teologia da Libertação

Nomeado em novembro de 2018, Dom Dario Campos, bispo de Cachoeiro de Itapemirim, toma posse no próximo sábado (5) no cargo de Arcebispo de Vitória. A cerimônia eucarística em que assumirá o posto mais importante da Igreja Católica no Espírito Santo será realizada às 10h na Catedral Metropolitana de Vitória.

Nascido em Castelo, interior do estado, em 1948, Dom Dario é franciscano da Ordem dos Frades Menores. É considerado de linha progressista, tendo substituído Dom Luiz Manchila Vilela que pediu renúncia após uma série de episódios conturbados como o pedido de boicote eleitoral a partidos como Psol por defenderem a descriminalização do aborto, um encontro com o então senador Magno Malta e a extinção da Comissão de Justiça e Paz (CJP) da Arquidiocese de Vitória, com 40 anos de trajetória.

Numa carta escrita ao povo capixaba logo após a publicização de sua indicação, Dom Dario ressaltou a importância das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), que possuem trabalho vinculado à luta por justiça social. "Sobretudo, aceno para o fato de a Arquidiocese ser uma Igreja de Comunidades Eclesiais de Base, sinais claros de uma Igreja em Saída, que toca as realidades e as vidas das famílias, principalmente, daquelas em situação de dificuldades, violência e miséria. De fato, é a partir de nossas CEB´s que nascem verdadeiros cristãos e cristãs, discípulos missionários, formados pela escuta da Palavra e pelo alimento da Eucaristia, capazes de fazer a diferença em todos os âmbitos da sociedade, desde a participação na vida pública até a defesa da vida e da natureza".

Na cerimônia de posse do Governador Casagrande, na última terça-feira, o novo arcebispo lembrou o assassinato brutal do ex-governador Gerson Camata para pedir paz, lembrando que no primeiro dia do ano se celebra o Dia Mundial da Paz. "A Paz entendida desse modo mais amplo requer empenho, escolhas bem definidas e trabalho conjunto, já que diz respeito à qualidade de vida de todas as pessoas. É algo que passa, necessariamente, pelo acesso aos bens necessários para uma vida digna, a uma moradia decente, a um trabalho justamente remunerado, ao ir e vir com segurança, à educação e saúde com qualidade e ao acesso à cultura e ao lazer. Tudo o que faz parte integral da vida da pessoa humana, possibilitando que ela se desenvolta e cresça, criando espaços saudáveis e fecundos para a construção do Bem Comum”, afirmou. Mencionou também mensagem do Papa Francisco lembrando que nos períodos de renovação de cargos eletivos como "oportunidade para voltar à fonte e às referências que inspiram a justiça e o direito".

Dom Dario é o quarto a comandar a Arquidiocese de Vitória, que abrange 15 municípios do Espírito Santo: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória. Antes dele estiveram no cargo Dom João Batista Mota e Albuquerque (1958-1984), Dom Silvestre Luiz Scandian (1984-2004) e Dom Luíz Mancilha Vilela (2004-2018).

Leia Também:

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.