Sexta, 19 Abril 2024

É jogo jogado

É jogo jogado

A vitória de Renato Casagrande (PSB) ao governo resulta na volta da democracia no Espírito Santo e, praticamente, no alijamento do governador Paulo Hartung (sem partido). Basta ver a movimentação que tem ocorrido em busca de posições e reposições na vida política capixaba.


O prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), se reposiciona dentro de uma possível fusão da Rede com o PPS, partido do prefeito de Vitória, Luciano Rezende. Deixa claro que se vê investido da condição de disputar a sucessão de Casagrande.


Outro movimento semelhante vem do prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), que com um noivado em vias de casamento com o recém-criado Avante, também segue nesta direção de futuro postulante a ocupar um cargo no Palácio Anchieta. 


Já o deputado federal eleito, Amaro Neto (PRB), faz parte da lista daqueles que, com certeza, pretendem disputar a prefeitura de Vitória. Convenhamos que os seus mais de 180 mil votos o credenciam para isso, entretanto, há movimentações de um grupo que quer empurrá-lo para ser candidato a prefeito na Serra, tirando-o da Capital. A intenção é facilitar a eleição do deputado estadual eleito Fabrício Gandini (PPS) à sucessão de Luciano.


Cito algumas situações para mostrar que a democracia voltou ao Estado depois de um longo período conhecido como a Era Paulo Hartung, que “nomeava” os candidatos a deputados e a vários outros cargos ao seu bel prazer, comandando sozinho a política local.



Casagrande tem um temperamento bem diferente. É homem de diálogo, faz política negociando, sabe levar e dar rasteira, e, ao contrário de PH, não é temido.


Outra situação nova, que também merece ser lembrada, é a passagem do deputado federal Carlos Manato (PSL) para o andar de cima da política capixaba, credenciado por cerca de  27% dos votos  nas eleições ao governo, quando foi apoiado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Manato só não foi para o segundo turno contra Casagrande porque a senadora Rose de Freitas (Podemos) saiu da rua, afastando-se da disputa real para facilitar a vitória socialista. Agora, à frente do PSL estadual, está em campo para delimitar seu território.


A democracia já está aí, antes mesmo de o governador eleito tomar posse. Tardou, mas veio. 

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/