Ecos de insatisfação

À frente de uma das áreas mais caóticas do governo, Victor de Angelo ''estreia'' no plenário da Assembleia

Novato e à frente de uma das áreas mais caóticas do governo do Estado, o secretário de Educação, Victor de Angelo, já virou alvo de pronunciamentos de deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Na sessão desta segunda-feira (18), com uns parlamentares mais incisivos, outros menos, sobraram críticas ao próprio secretário, por não atender os parlamentares; à negativa de reabrir determinadas escolas e turnos, e à falta de infraestrutura e alvarás das unidades estaduais, o que culminou com uma proposta feita por Iriny Lopes (PT) de Vitor comparecer à Casa para debater as demandas, que não são poucas, basta considerar a “herança maldita” deixada pelo governo Paulo Hartung. Sergio Majeski (PSB) abriu a caixa de insatisfação, ao comentar indicação de Fabrício Gandini (PPS) de reabertura da escola de Itaici, de Muniz Freire, uma luta iniciada ainda na gestão passada. Ele lamentou que foi informado pelo secretário de que a reivindicação não será atendida este ano. Daí vieram Marcos Mansur (PSDB), José Esmeraldo (MDB), Vandinho Leite (PSDB), Gandini e Iriny. Com um peso a mais pra cima de Vitor nos discursos de Mansur e Esmeraldo. O primeiro disse que ele sequer o atende, “deve estar com a agenda muito lotada”. Já Esmeraldo, referindo-se a ele como “cabelo de fogo” e “assustado”, avisou que o secretário vai ter que aprender a atender bem os deputados. “Se ele dificultar, vou falar com ênfase aqui da tribuna da Assembleia. Ele não está lá na faculdade, não!”, disparou o emedebista. Com menos de dois meses no cargo, está aí mais um abacaxi para Vitor de Angelo descascar. 

Portas abertas
As críticas a Vitor vieram junto com muitos elogios a outros secretários do governo Renato Casagrande, inclusive outro até então desconhecido do mercado político, Nésio Medeiros (Saúde), e também a experientes na área, como o ex-deputado federal Givaldo Vieira (PCdoB), que está no comando do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Orelha queimou
Enquanto isso, Vitor de Angelo se concentra em agendas em outros estados. Só nos últimos dias esteve no Ceará, Brasília e, agora, São Paulo.

Juntos e misturados
Com a questão da vaga do Tribunal de Contas (TCE) apaziguada entre a Assembleia e o governo, mais duas lideranças de partidos anunciaram em plenário a reintegração ao “blocão parlamentar”: Iriny (PT) e Janete de Sá (PMN).

Abrigo
O prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), que tem histórico de rivalidade com Hartung, oficializou nesta segunda-feira (18) a posse de Ângela Silvares como secretária municipal de Controle e Transparência (Semcont). Ângela, além de cunhada de Hartung, sempre fez parte do núcleo duro de seus mandatos, em cargos de confiança. 

Abrigo II
Ela entra na prefeitura depois de atuar como coordenadora da equipe de transição escalada por Hartung no final de governo, onde ocupou, nos últimos anos, a Secretaria de Governo. 

Cadeira 
O promotor Jefferson Valente Muniz (187 votos) foi o mais votado no Estado para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), biênio 2019/2021. O resultado da eleição, realizada nessa sexta-feira (15), foi publicado no Diário Oficial.

Perigo constante
De Nova Venécia, noroeste do Estado, vem a denúncia de que a empresa Contek Engenharia, que fazia parte do consórcio EcoRodovias, continua a causar riscos aos usuários da BR 381, deixando areia espalhada na pista, além de fazer intervenções na via  sem a devida sinalização. O trecho em questão é o mesmo onde foi registrado um acidente com vítima e que gerou ação judicial contra a empresa, pedindo indenização.

PENSAMENTO:
“Ninguém chegou a ser sábio por acaso”. Sêneca

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Deputados iniciam em 15 dias investigação sobre desmonte de escola da Serra 

Alunos e professores da Aristóbulo Barbosa Leão foram ouvidos no colegiado de Educação nessa segunda

Saúde Pública da Grande Vitória registra mês de caos

PA’s e hospitais superlotados questionam atuação de gestores, que prometem discutir a questão em conjunto 

Recorte necessário

Iriny relembra o que a Assembleia tanto fez questão de esquecer: as ''masmorras de Hartung''

Sedu anuncia reabertura da Escola Menino Jesus, em Muniz Freire

Foi a segunda unidade da zona rural reaberta pelo atual secretário de Educação, Vitor de Angelo