Eleição de Jackeline Rocha mantém PT no Estado sob influência de Coser 

Jackeline demonstra, ao vencer Helder Salomão, que tem capital eleitoral para  enfrentar outras disputas

O grupo do ex-prefeito João Coser se mantém no controle do PT no Espírito, com a vitória de Jackeline Rocha, que por três votos de vantagem derrotou o deputado federal Helder Salomão pelo placar de 126 a 123 dos delegados, sendo a segunda mulher a presidir a executiva estadual do partido,. a primeira foi a hoje deputada estadual Iriny Lopes. . O resultado foi confirmado na noite desse sábado (19). 


A chapa de Jackeline, terceira colocada na eleição ao governo do Estado em 2018, saiu em desvantagem na primeira etapa de votação, no dia 8 de setembro, quando concorreram quatro chapas: Jackeline alcançou 30,7% dos votos, João Coser, 14%, e André Lopes, 5,8%. Já a chapa liderada por Helder, com o apoio de petistas históricos como a deputada estadual Iriny Lopes, Perly Cipriano e Cláudio Vereza, chegou a 45,5% dos votos. João Coser, alinhado ao ex-deputado José Carlos Nunes, se uniu a André Lopes, conseguindo maior número de delegados nesta segunda etapa. 

O vereador de Cariacica André Lopes decidiu a eleição. Eleito presidente do PT em seu município na primeira etapa de votação, ao derrotar o candidato de Helder, Jorge Davel, ele abandonou a articulação com o deputado federal e se uniu a Jackeline duas semanas antes da votação desse sábado. 

Helder e Jackeline são nomes cogitados no partido para concorrer às eleições de 2020 e 2022.  O deputado já colocou seu nome para concorrer ao governo em 2022, mas com a eleição de Jackeline, ele poderá ser direcionado pelo partido para a disputa à Prefeitura de Cariacica em 2020. 


Jackeline Rocha demonstra, com essa vitória, possuir capital eleitoral para enfrentar outras disputas, mas o alinhamento com João Coser e o ex-deputado Nunes desagrada correntes internas do partido, principalmente pela proximidade dos dois com o ex-governador Paulo Hartung (sem partido). 
 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
2 Comentários
Matérias Relacionadas

PT capixaba comemora liberdade de Lula em comitê no Centro de Vitória

Após decisão do STF sobre segunda instância, ex-presidente obteve nesta sexta decisão para sair da prisão

PT define em uma semana a nova Executiva e os rumos para as eleições de 2020

Helder Salomão e Jackeline Rocha disputam palmo a palmo os votos dos 250 delegados eleitos

Helder atinge 49,5% dos votos e articula para garantir a presidência do PT

Helder Salomão e Jackeline Rocha disputam a presidência do diretório estadual do partido

Lideranças petistas tentam reerguer o partido na eleição deste domingo

Helder Salomão, Iriny Lopes e Perly Cipriano lideram o movimento com o apoio de quatro correntes internas