Sexta, 26 Abril 2024

Eleição de Jackeline Rocha mantém PT no Estado sob influência de Coser 

O grupo do ex-prefeito João Coser se mantém no controle do PT no Espírito, com a vitória de Jackeline Rocha, que por três votos de vantagem derrotou o deputado federal Helder Salomão pelo placar de 126 a 123 dos delegados, sendo a segunda mulher a presidir a executiva estadual do partido,. a primeira foi a hoje deputada estadual Iriny Lopes. . O resultado foi confirmado na noite desse sábado (19). 




A chapa de Jackeline, terceira colocada na eleição ao governo do Estado em 2018, saiu em desvantagem na primeira etapa de votação, no dia 8 de setembro, quando concorreram quatro chapas: Jackeline alcançou 30,7% dos votos, João Coser, 14%, e André Lopes, 5,8%. Já a chapa liderada por Helder, com o apoio de petistas históricos como a deputada estadual Iriny Lopes, Perly Cipriano e Cláudio Vereza, chegou a 45,5% dos votos. João Coser, alinhado ao ex-deputado José Carlos Nunes, se uniu a André Lopes, conseguindo maior número de delegados nesta segunda etapa. 


O vereador de Cariacica André Lopes decidiu a eleição. Eleito presidente do PT em seu município na primeira etapa de votação, ao derrotar o candidato de Helder, Jorge Davel, ele abandonou a articulação com o deputado federal e se uniu a Jackeline duas semanas antes da votação desse sábado. 


Helder e Jackeline são nomes cogitados no partido para concorrer às eleições de 2020 e 2022.  O deputado já colocou seu nome para concorrer ao governo em 2022, mas com a eleição de Jackeline, ele poderá ser direcionado pelo partido para a disputa à Prefeitura de Cariacica em 2020. 




Jackeline Rocha demonstra, com essa vitória, possuir capital eleitoral para enfrentar outras disputas, mas o alinhamento com João Coser e o ex-deputado Nunes desagrada correntes internas do partido, principalmente pela proximidade dos dois com o ex-governador Paulo Hartung (sem partido). 

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/