Quinta, 18 Abril 2024

Em 'Resquícios', a natureza é a escultora

Em 'Resquícios', a natureza é a escultora

Fotos: Henrique Luiz Custodio


Resquícios é o nome da exposição de Henrique Luiz Custodio, que estreia no próximo sábado (25), na Galeria Benedita Torreão, que recebe o projeto Cores No Branco, no Centro Cultural Eliziário Rangel, localizado em São Diogo, na Serra, abrindo a temporada 2020 das exposições.


A exposição trará cerca de 20 obras que na verdade foram esculpidas pela natureza e finalizadas pelo artista, seguindo as formas de pedaços de madeira encontradas em terrenos baldios, áreas de agricultura, rios, lagos e praias. A produção começou em 2016, quando Henrique Luiz se juntou ao amigo Watson Costa Silvestre, que já desenvolvia esse tipo de trabalho.



"Busco galhos de árvore que caem na areia, que vai recebendo impacto da areia, água, barro. Eu levo pra casa, lavo, enxáguo, passo escova de aço para tirar partes frágeis e por fim, fica a parte mais dura da madeira, que depois de seca faço tratamento de pintura e impermeabilização", conta Henrique Luiz Custodio. "Mantenho o formato original, não altero nada. Quem fez a peça foi a natureza. Coloco ela conta a parede até achar a posição mais legal, que lembre ou retrate algo". A ideia também é mostrar a resistência da madeira ao longo do tempo e a beleza de suas formas, ele explica.


Nascido em Aimorés (MG) em 1957, Henrique mudou-se para o Espírito Santo ainda antes de completar um ano de idade. Na juventude começou os primeiros trabalhos artísticos produzindo materiais em couro. Mas voltou a se dedicar com mais afinco às artes e artesanatos depois de sua aposentadoria, após 30 anos trabalhando com bancário. O trabalho recente que iniciou com marcenaria também ajuda no desenvolvimento artístico pelo constante contato com a madeira e suas sobras.



Em Resquícios será a primeira vez que Henrique apresenta seu trabalho em formato de exposição artística. A exposição permanece no local até dia 25 de março, com entrada gratuita. O horário de visitação da galeria de arte e do centro cultural é de segunda a sábado de 8h às 21h e aos domingos de 14h às 21h. 


AGENDA CULTURAL


Abertura da exposição Resquícios, de Henrique Luiz Custodio


Quando: Sábado, 25 de janeiro, 19h às 21h


Onde: Galeria Benedita Torreão no Centro Cultural Eliziário Rangel- Rua Gonçalves Dias, 1201, São Diogo- Serra/ES

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/