Embate de forças

Eleições 2020: prefeito Jones Cavaglieri tira Dr. Coutinho de principal vitrine da Saúde em Aracruz

Com suas principais lideranças em campo para as eleições de 2020, o mercado político de Aracruz, norte do Estado, ficou ainda mais movimentado nesta quinta-feira (24), com a dispensa do médico Luiz Carlos Coutinho, conhecido como Dr. Coutinho (Cidadania), dos quadros de atendimento da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Vila Rica, a primeira 24 horas do município, inaugurada há poucos meses. A determinação foi do prefeito Jones Cavaglieri (SD), alegando “contenção de despesas”, mas o partido de Dr. Coutinho sinaliza “perseguição política, para evitar que outra figura se aposse dos holofotes”, já que a UPA se tornou a principal vitrine de Saúde da atual gestão. Em Aracruz, é oficial a candidatura do médico à prefeitura no próximo ano, lançada em agosto último em evento no partido, pelos deputados Da Vitória (federal) e Fabrício Gandini (estadual). O projeto esbarra no projeto de reeleição de Jones, que divide território ainda com o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), quem derrotou em 2016, mas hoje cresceu de tamanho e constrói núcleo de poder no Estado. Depois de testado nas urnas nas eleições de 2018 de deputado estadual, somando 10,2 mil votos, Dr. Coutinho agora se apresenta como a terceira via da disputa. A um ano do pleito, como se vê, não tem ninguém brincando em serviço em Aracruz!

Tabuleiro 
Erick também tem se dedicado a articulações políticas e entregas de obras no município, que é seu reduto eleitoral. Além do oba-oba tradicional das solenidades, mantém conversas com os vereadores de oposição ao prefeito Jones. Mas quem será, de fato, o candidato do presidente da Assembleia no próximo ano, ainda é uma pergunta que ronda os bastidores locais.

Tabuleiro II
Nas reuniões de gabinete e redes sociais, quem aparece ao lado dele são os vereadores Romildo Broetto (PV) e Alcântaro Filho (sem partido), que também prestigiaram encontro do partido Republicanos. O que dizem por lá, é que os dois ensaiam uma dobradinha e esperam contar com Erick no palanque. 

Mais um nome
Há pouco tempo, porém, a filiação do ex-prefeito Marcelo Coelho ao PP também levantou rumores de uma possível parceria com o grupo de Erick. O partido é comandado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, político que também sempre teve reduto na região.

Área cobiçada
Com um potencial de mais de 500 mil votos no Estado, a Convenção das Assembleias de Deus no Espírito Santo (Cadeeso) é figurinha repetida dos processos eleitorais e das homenagens na Assembleia. Nessa quarta-feira (23), voltou a ser o centro das atenções, em sessão solene proposta por Euclério Sampaio (sem partido), Fabrício Gandini (Cidadania) e pastor Marcos Mansur (PSDB). Nada é em vão. 

Área cobiçada II
A Cadeeso já apresentou com antecedência ao governador Renato Casagrande, em abril deste ano, a lista de pré-candidatos a prefeituras e câmaras de vereadores em 2020. Entre eles Gandini, candidato à sucessão do prefeito Luciano Rezende. O envolvimento da Convenção com as eleições costuma render críticas de fiéis.  

União
Eleita para o comando do PT como candidata apoiada pelo atual presidente João Coser, Jackeline Rocha saudou a “querida e aguerrida militância” em suas redes sociais. “Com o compromisso mútuo de lutar contra a injustiças e a favor da democracia e dos direitos, seguiremos firmes na defesa do nosso legado e do povo capixaba!”. Gestões de Coser há anos são questionadas por acordos políticos com Paulo Hartung, o que que afastou o PT de sua base e origem.

Bate-local
Por falar em PT, os militantes ocuparão novamente a Praça Costa Pereira, denominada “Praça Vermelha”, neste sábado (26), às 16 horas, para marcar o aniversário do ex-presidente Lula. O Comitê local avisa, em nota, que a “praça é pública e se a Polícia Militar ou Guarda Municipal reprimir uma manifestação pacífica estará pisoteando a nossa Constituição”. A conferir!

Mobilização
Ainda na área da esquerda, evoluiu a proposta feita nas redes sociais pelo presidente do Psol no Estado, André Moreira, convocando interessados em debater e pensar juntos “ações práticas para reagir ao desmonte dos direitos sociais e das instituições democráticas imposto pelo governo federal”. O grupo, que se intitula “suprapartidário”, realiza reuniões e já foi batizado: “Reação Democrática”.

O resto é peixada
Os Correios lançaram nesta quinta-feira (24), na Assembleia, a Emissão Postal Especial - Série América: Comidas Típicas Brasileiras. Um dos destaques, a famosa moqueca capixaba. A triagem é de 200 mil selos.

PENSAMENTO:
“Todos os segredos da política consistem em mentir a propósito”. Jeanne Pompadour 

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Entidades cobram políticas diante de rejeitos de minério e derrame de petróleo

Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional convoca plenária ampliada para debater e construir propostas

Rose de Freitas anuncia em plenário licença do mandato por quatro meses 

Período será utilizado pela senadora para cuidados da saúde; o empresário Luiz Pastore assume a cadeira

E o jogo de 2020?

Casal Manato e deputados do PSL assumem missão de criar novo partido para Bolsonaro no Estado

Atingidos pela Samarco realizam Feira Popular de Saúde

Debates, ato político e atendimentos acontecem em Baixo Guandu, em paralelo com Festival Rock In Doce