Quinta, 25 Abril 2024

Entidades ambientalistas pedem o deputado Rafael Favatto na Seama

Entidades ambientalistas pedem o deputado Rafael Favatto na Seama

Entidades que integram a Juntos SOS ES Ambiental iniciaram um movimento para que o governador eleito, Renato Casagrande (PSB), indique o médico e deputado estadual Rafael Favatto (Patri) como titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama).



Reeleito nas últimas eleições, Favatto está há duas gestões à frente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Pó Preto em 2015, além de já ter ocupado a pasta de meio ambiente em Vila Velha.



“Sempre tratou os membros da sociedade civil e organizada com muito urbanidade”, acrescenta o presidente da Juntos SOS, Eraylton Moreschi Junior, destacando uma das características que a entidade defende como essenciais ao futuro secretário, em carta enviada a Casagrande.



No documento, as ONGs pedem ainda que os futuros gestores da Seama, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) deem atendimento às recomendações contidas no Relatório Final da CPI do Pó Preto.



“O Dr. Rafael Favatto é a pessoa mais indicada ao nosso ver para colocar em prática essas recomendações”, afirma Eraylton, “em defesa de dias de mais saúde e qualidade de vida para o cidadão capixaba”, declarou.



A movimentação em favor de Favatto se intensificou no último fim de semana, após a declaração de Casagrande de que a Seama seria ocupada por um membro do Partido Verde (PV), sendo o principal cotado, nos bastidores, o ex-secretário de Meio Ambiente da Serra, João Ismael Nardoto.



Nardoto não tem “nenhuma acreditação da sociedade e sua história não o qualifica para o cargo”, afirma a Juntos SOS, citando, entre outros fatos, uma investigação feita pelo Ministério Público Estadual (MPES) em 2014 sobre improbidade administrativa no Parque de Jacarenema, em Vila Velha.



Antes de Nardoto, as entidades ambientalistas já tinham rechaçado a possibilidade da advogada Lenise Loureiro assumir a Seama. Ex-secretária de desenvolvimento da Prefeitura de Vitória e diretora-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) de Casagrande, Lenise acabou encaixando-se na Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do próximo governo.



No mercado político, o ex-superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recusos Naturais Renováveis (Ibama) Mario Louzada também foi aventado, mas nada oficial.



A indicação do novo gestor da Seama também está sendo cobiçada pela ONG empresarial ES Em Ação, ligada à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), que quer manter alguém vinculado à Findes e às grandes empresas de consultoria ambiental, como a CTA. Já a Associação dos Servidores do Iema (Assiema) reivindica um secretário que saia dos quadros técnicos da Seama/Iema.


Além da Secretaria de Meio Ambiente, outras quatro pastas do primeiro escalão ainda não foram anunciadas por Casagrande: Esporte e Lazer; Trabalho; Desenvolvimento; Turismo; e Saúde.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/