Quinta, 18 Abril 2024

Equilibrista


A polêmica da relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da JBS no Congresso Nacional, que expôs embate entre o deputado federal Carlos Marum (PMDB-MS) e o senador Ricardo Ferraço (PSDB), acabou tocando num ponto que em muito tem a ver com a atual situação política do tucano no Espírito Santo. Em reposta ao pedido de Ferraço de desligamento da comissão, como protesto à escolha de Marum para a relatoria, o deputado ironizou, ao jornal O Globo: “Esta CPI não é lugar para murista”. Marum fez outras críticas a Ferraço, que o acusou de assumir a função para garantir os interesses do presidente Michel Temer na investigação, mas a questão do muro foi, sem dúvida, providencial para o cenário local. Principalmente, por aparecer em meio à nova movimentação que delimita o território entre o governador Paulo Hartung e a senadora Rose de Freitas (PMDB). É exatamente em cima desse muro que Ferraço está há tempos, atrás de garantias para a disputa à reeleição em 2018. O tucano ora aparece em solenidades com um, ora com outro, numa jogada que parece tentar levar os dois na maciota, sem marcar posição. Só que esse muro onde Ferraço se equilibra, está cada vez mais estreito. Logo, logo terá que pular para um lado. Qual será?
Equilibrista II
Do lado de Rose, bom lembrar, já deve estar o deputado estadual Theodorico Ferraço (DEM), de braços abertos, chamando: vem, filho! O demista, até segunda ordem, não se mistura mais com Hartung.
Na cadeira
Já o afastamento entre Hartung e o senador Magno Malta (PR) também é evidente no mercado político, mas algumas lideranças ainda desconfiam do grau desse rompimento. O termômetro seria a permanência de aliados de Magno em cargos do governo. O que mais chama atenção é o assessor especial do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES), Charles Jean Lopes Justino. Ele disputou a eleição de deputado federal em 2014 pelo PR e, inclusive, foi citado recentemente na lista dos políticos do Estado que receberam doações da JBS – R$ 20 mil. 
Não perde uma
Por falar em Magno, ele já correu para tentar sair como o salvador da nação na polêmica da exposição Queermuseu, cancelada pelo Santander. O senador anunciou que irá convocar os principais envolvidos na organização da mostra para depor na recém-criada CPI dos Maus Tratos Infantis. Em tempo: promotores do Rio Grande do Sul – estado da exposição - que atuam na área da Infância e Adolescência estiveram no local e afastaram qualquer indício de crime e pedofilia. 
Escolta coletiva?
Um dia depois de falar poucas e boas para os empresários da ECO 101 no plenário da Assembleia, Enivaldo dos Anjos (PSD) voltou ao mesmo discurso nesta quarta-feira (13), porém, pedindo que a Presidência da Casa envie ofício ao secretário de Estado de Segurança, André Garcia, para que garanta “suporte” aos parlamentares mobilizados na causa contra a concessionária. Alertou para a contratação de pistoleiros, denunciou ameaças, e até risco de “assassinato de deputados que combatem empresas poderosas”. Hun, sei não...mas defina “suporte”, deputado?!
Tudo é festa
Os 50 anos da Cesan são palco de um oba-oba daqueles na Assembleia na noite desta quarta. A sessão solene, convocada pelo engenheiro aposentado da companhia, deputado estadual Esmael Almeida (PMDB), fará a entrega da Comenda Ambientalista Paulo César Vinha, criada para homenagear personalidades ou entidades que atuem na valorização do meio ambiente, na defesa dos recursos naturais e nas lutas de preservação ambiental. Quem está na lista, quem?
Não faz jus
O governador Paulo Hartung, que certamente será a “estrela” da noite. Agora pensa no histórico dele na área ambiental e nas relações promíscuas que mantém há décadas com as grandes poluidoras do Estado...Paulo César Vinha, esse sim um símbolo da luta ambiental, não deveria ter sua memória traída dessa maneira. E olha que tem mais...
Não faz jus II

Entre os outros homenageados sem qualquer mérito na área ambiental, mas  incluídos no oba-oba político, destaque para o ex-prefeito de Vila Velha e atual secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Rodney Miranda (DEM). E qual foi, afinal, a contribuição de Rodney que justifique o recebimento da Comenda? 
Tudo em casa
Para completar, tem o ex-procurador-geral do Estado, Rodrigo Rabello, o presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, também homenageados com a Comenda. Já na lista dos que receberão certificados, o diretor da Cesan, Paulo Ruy Carnelli, a também diretora Sandra Sily, e o conselheiro do Tribunal de Contas, Sérgio Borges. 
Nas redes
“Solidariedade e respeito a dor alheia não necessitam de holofotes”. (Deputado estadual Sérgio Majeski – PSDB – no Facebook).
PENSAMENTO:
“A partir de certa idade, a glória chama-se desforra”. Georges Bernanos

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/