Quarta, 24 Abril 2024

Espaço ocupado

Dia desses, no ônibus, fui abordado por um senhor, distribuindo um panfletinho. O panfleto assinado por um grupo que se intitula “Famílias Patriotas ES”, defendendo o retorno do regime militar para evitar o que chama de “ditadura comunista”. Ignorando a página mais triste da história do País, afirmam que as forças armadas são instituições permanentes e confiáveis para defender a soberania, democracia e o povo brasileiro. 
 
Essas ideias reacionárias que até há pouco tempo pareciam improváveis de serem retomadas, após a reabertura democrática na década de 1980, voltam com força total. Mas aconteceu e aconteceu porque um flanco foi aberto. A partir do momento em que o movimento sindical saiu da rua abriu espaço para que os reacionários ocupassem um espaço que sempre foi dos movimentos sociais. 
 
Quem se lembra da campanha da CUT contra o desarmamento? Foi feito um plebiscito em todo o País. Quem viu a Central na rua fazendo panfletagem? Quem viu o movimento na rua para conscientizar a população sobre a importância do tema? E o que aconteceu? O armamento passou. 
 
Esse é só um exemplo, o movimento sindical tem se omitido das grandes mobilizações, dos grandes debates. Fora da rua, ele permite que ideias antidemocráticas se fortaleçam. Enquanto o movimento continuar se omitindo esse monstro vai continuar a crescer.
 
Hoje mais do que defender o governo do PT, o movimento sindical precisa defender a democracia. Ou vai pra rua agora, ou vai ver novamente o País entrar em uma era de trevas. E para quem não se lembra, não será com panfletinhos e manifestações de verde e amarelo que vai se conseguir tirar os militares do poder. 
 
À rua, trabalhador!
 

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/