Quarta, 24 Abril 2024

Favela Criativa vai mobilizar atividades culturais em Central Carapina

Favela Criativa vai mobilizar atividades culturais em Central Carapina

Iniciativa de um grupo de mulheres moradoras, a comunidade de Central Carapina, na Serra, se prepara para a primeira edição do Favela Criativa, evento que  busca promover cultura e economia criativa na região. A iniciativa acontecerá no próximo sábado (23), na praça do bairro, no marco da Semana da Consciência Negra, contando com exposições, oficinas, cine-debate e apresentações culturais, com cinco horas de programação gratuita.


A proposta tem como eixo articulador o resgate e valorização da cultura afro-brasileira e das produções artísticas e empreendedoras da juventude negra periférica, envolvendo vários grupos e coletivos que fortalecem a cena cultural local. “Nosso bairro sempre foi visto como violento e perigoso. Mas nossa comunidade também é rica culturalmente. É cheia de gente que quer fazer o bem. Nosso objetivo com o Favela Criativa é unir e mostrar nossas potências. Mostrar que aqui dentro tem muitos projetos e realizações com grande potencial”, afirma Jociana Paixão, moradora da comunidade e integrante da coordenação da Central Única das Favelas (Cufa).


Para realizar a programação com intuito de fortalecer a cultura negra, haverá uma feira durante todo evento, de 16h às 21h, com produtos da economia criativa, gastronomia, exposição de fotografias e desenhos, e estande de divulgação do livro Caminho para Texas, do escritor Marciel Cordeiro.


No início do evento, haverá também três oficinas: de fotografia com celular, dirigido por Naira Pinudo, do Aya Fotonarrativas, de dedoche, com Elis Souza, do Ateliê Maria Pretinha, e de trança nagô, com a instrutora Cyntia Campos. Em paralelo, na sede do projeto Caminho do Bem, será exibido o filme A gente se vê ontem, produção do cineasta estadunidense Spike Lee, promovido pelo CineAfro.


Às 17h30, atendendo aos anseios populares, será feita no mesmo local da pracinha a transmissão ao vivo da partida da final da Taça Libertadores da América de Futebol, que terá confronto entre Flamengo e River Plate. Após o jogo, a programação será retomada com o comando de DJ Gordão e convidados, e depois pelo grupo Devassos Vix, com apresentação de funk com DJ, MC e dançarinos.


AGENDA CULTURAL


Favela Criativa


Quando: Sábado, 23 de novembro, de 16h às 21h


Onde: Praça do bairro Central Carapina, na Serra/ES


Programação


16h – Oficinas


Fotografia com celular: instrutora Naira Pinudo do AYA Fotonarrativas. Local: pracinha


Dedoche: instrutora Elis Souza do Ateliê Maria Pretinha. Local: pracinha


Trança Nagô: instrutora Cyntia Campos. Local: Pracinha


16h – CineAfro - Exibição do filme “A gente se vê ontem” com roda de conversa. Local: projeto Caminho do Bem


16h às 21h– ExpoAfro + Estandes + Favela Gourmet


Exposição de fotografias e desenhos + Espaço com estande de divulgação do livro “Caminhos para o Texas” do escritor capixaba Marciel Cordeiro + Espaço comida. Local: pracinha


17h30 – Libertadores 2019 - Transmissão ao vivo da final da Libertadores: Flamengo x River Plate. Local: pracinha


19h30 – DJs - Sets DJ Gordão e convidados


20h– Devassos Vix - Apresentação do grupo de funk com dançarinos, MC e um DJ, Devassos Vix.


21 horas – Encerramento.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/