Sexta, 19 Abril 2024

Fé e festa são temas de livro sobre cultura popular cachoeirense

“O que a gente sabe é muito bom dividir com os outros”, diz a frase de Maria Laurinda Adão, na contracapa do livro Fésta - Fé e Festa. Ela é quilombola, mestra de caxambu, líder religiosa e figura importante da cultura popular de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Estado. Não à toa sua frase marca o encerramento do livro, que tampouco por acaso será lançado no dia 24 de novembro, primeiro sábado após o Dia da Consciência Negra, em Monte Alegre, sua comunidade.


Começamos pelo final, mas voltaremos ao começo. O ponto de partida talvez venha de dentro de nós. “Para compreendermos o patrimônio imaterial, antes de mais nada, é preciso despirmo-nos dos preconceitos que são incutidos pela criação familiar, pelo convívio religioso, pela escola e até pelo Estado”, diz na introdução Genildo C. Hautequestt Filho, responsável pelos textos na obra, feita a quatro mãos, somando a seus textos o olhar fotográfico de Luan Volpato.


Ambos integram a Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim e têm circulado nos últimos anos por diversas das manifestações presentes no município. Integram o livro imagens e textos sobre o Caxambu, a Folia de Reis, o Bate-Flechas, a Charola de São Sebastião e um capítulo especial com o tema Fé.



“O que sempre me chamou a atenção nessas festas foram as manifestações de fé e devoção das pessoas. Não são apenas eventos comemorativos, mas encontros para a profissão de fé desses devotos. Daí o nome Fésta como a junção dos dois principais elementos: a Fé e a Festa, onde acontecem encontros, reforçam-se as relações de compadrio e se professa a fé ao santo padroeiro”, explica Genildo.


Ele afirma que o primeiro objetivo do livro é o registro desses momentos de rara beleza em que a cultura popular se manifesta e reafirma, sempre se transformando. Um segundo objetivo é difundir esses momentos de devoção buscando quebrar o preconceito existente na sociedade em relação à cultura popular e especialmente à religiões de matrizes africanas.


Além de um breve resumo sobre cada uma das manifestações registradas pelas fotos de Luan Volpato, Genildo também traz textos falando sobre os termos Folclore e Cultura Popular e as polêmicas que os rodeiam, e sobre Fé, Devoção e Compromisso.


Na ocasião do lançamento do livro, no Quilombo de Monte Alegre, formado por negros escravizados que fugiram das fazendas de café da região, haverá um tributo a Zumbi dos Palmares e a Adão, responsável pela fundação de Monte Alegre. Estarão presentes diversos grupos de jongo, caxambu e bate-flechas da região, relembrando a resistência de seus antepassados. 


De acordo com Genildo, o livro será distribuído para escolas e bibliotecas públicas para que possa atingir a maior quantidade de leitores possível. Com 700 exemplares e edição da Gracal Gráfica e Editora, o projeto foi realizado com recursos da Lei Rubem Braga Cachoeiro.


AGENDA CULTURAL


Lançamento do livro Fésta - Fé e Festa


Quando: Sábado (24/11), 19h


Onde: Quilombo de Monte Alegre - Cachoeiro de Itapemirim/ES.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/