Sexta, 19 Abril 2024

Festa do PSB marca a arrancada de Chicão em Conceição da Barra

Festa do PSB marca a arrancada de Chicão em Conceição da Barra

O prefeito de Conceição da Barra, Francisco Bernhard Vervloet, o “Chicão”,  é a estrela da festa que o PSB, partido comandado pelo governador Renato Casagrande, promove nesta quinta-feira (13) no município, menos de um mês depois de superada a ameaça de sua perda de mandato, suspensa por decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).  


O evento, com a participação das principais lideranças da sigla no Estado, inclusive a vice-governadora Jacqueline Moraes, é apontado como a arrancada de Chicão para a reeleição, em outubro deste ano. Segundo o mercado político, ele vem se firmando como forte nome na região.


O prefeito deixou o PSDB na semana passada e formaliza a filiação ao PSB na festividade, a convite do governador, que quer ampliar o raio de influência do partido não só para as eleições municipais de outubro. Busca, também, o fortalecimento das bases visando sua própria sucessão, em 2022. 


A candidatura do Chicão, caso se confirme, reviverá a disputa de 2016, quando ele saiu vencedor concorrendo com o ex-prefeito de Conceição da Barra Manoel Pé de Boi, lançado como pré-candidato do Cidadania, presidido no Estado pelo prefeito da Vitória, Luciano Rezende, aliado do governador Renato Casagrande.   


Chicão e seu vice, Jonias Dionísio Santos (Pros), foram cassados em setembro passado, sob a acusação de lançar programa social para benefício próprio nas eleições de 2016. O então juiz da Zona Eleitoral de Conceição da Barra, Leandro Cunha Bernardes da Silveira, julgou o processo improcedente, mas o Ministério Público e o PMN, que tinha como filiado o segundo colocado na disputa, Manoel Pé de Boi, recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que decidiu pela cassação. 


Em sua defesa, o prefeito impetrou um mandato de segurança contra ato do vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral no Espírito Santo (TRE) no exercício da presidência, Carlos Simões Fonseca, que suspendeu os efeitos do acórdão do caso, recusando o afastamento imediato de Chicão e do vice-prefeito, e a realização de novas eleições. 


Chicão foi eleito com o apoio do seu antecessor, Jorge Donati (PSDB), morto no mesmo ano, e  faz uma gestão de continuidade. Ele recebeu as contas saneadas, mas os recursos no município são escassos e a preocupação é, especialmente, com a área da saúde e geração de emprego e renda.


Ex-funcionário da empresa de Donati, Chicão foi secretário de Agricultura na gestão do tucano e homem de confiança do prefeito. Na disputa deste ano, ele venceu o pleito com 7.317 votos, mais de mil votos a mais que o ex-prefeito Manoel Pé de Boi (PMN), segundo colocado.

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/