Quinta, 28 Março 2024

Festa Pomitafro celebra interculturalidade em Vila Pavão

Festa Pomitafro celebra interculturalidade em Vila Pavão

Entre tantas festas do interior capixaba, uma delas chama atenção desde o nome: Pomitafro. A palavra vem da junção de três etnias importantes na constituição de Vila Pavão, município com cerca de 10 mil habitantes no noroeste capixaba: pomeranos, italianos e afro. Após adiamento do evento, que começaria no fim de agosto por conta do surto de malária na região, o município se prepara para receber a 21ª edição da festa entre 11 e 14 de outubro.


A programação inicialmente teria três dias mas vai ser ampliada para quatro dias, aproveitando o feriado. Nela estão comidas e bebidas típicas das três etnias dispostas na Praça de Alimentação, apresentações de grupos folclóricos de música e dança adultos e infanto-juvenis, um torneio de futebol interétnico, e um concurso de rainha e princesa da Pomitafro, também contemplando as três etnias.


A história da festa precede a existência do município de Vila Pavão. O início da Pomitafro se dá em 1989, criada pelos professores do Centro de Integração de Educação Rural (Cier). “Havia uma festa caipira, nada capixaba, inspirada em São Paulo. Além de ser de fora, representava um deboche sobre os pequenos agricultores. Então começamos a fazer um levantamentos com os alunos de quais eram as etnias presentes no município para fazer uma festa baseada na valorização da cultura local”, explica Jorge Kuster Jacob, que participou da organização da festa primeiramente como diretor do colégio e, depois, como secretário de Educação e Cultura.


Em paralelo à organização e celebração da festa, também se dava um movimento pela emancipação do município, que fazia parte de Nova Venécia. Em 1990 se realizou o plebiscito aprovando a emancipação e, em 1992, as eleições da prefeitura, com posse no primeiro dia de 1993. Jorge considera que a festa e as questões por ela levantada ajudaram a consolidar aspectos constituintes do município, que reconhece a tríplice matriz cultural em sua bandeira e no hino, que começa assim: “Pomeranos, Italianos, Africanos / Com coragem desbravaram este chão”.


A partir do estabelecimento da prefeitura, a festa passou a ser organizada pela municipalidade com apoio de grupos sociais e culturais e se converteu em grande festividade local, atraindo visitantes de fora e também os pavoenses que foram morar fora e retornam na data para celebrar com seus parentes. Das escolas foi para a rua principal da cidade, e depois teve que mudar-se dali por necessitar maior espaço, instalando-se na área de eventos do bairro Nova Munique.


Se o evento saiu das escolas para as ruas, agora também retorna a elas por meio do projeto Pomitafro na Sala de Aula, em que alguns dos fundadores vão para as escolas falar sobre a história da festa, levando também camisetas e cartazes desde suas primeiras edições. Os cartazes da Pomitafro trazem algo que a difere de muitas das divulgações das festividades de interior. Mesmo podendo ter convidados de fora, na divulgação as imagens destacam sempre os grupos locais e a representação das etnias. “Os alunos identificam seus pais e familiares nos cartazes antigos fazendo parte de grupos folclóricos. É interessante, vamos fazendo história e os cartazes se tornam relíquia e fonte histórica para pesquisar”, conta Jorge.


Em 29 anos desde sua criação, a Pomitafro já teve 20 edições. No passado foi retomada depois de quatro anos sem realização. Em 2018, apesar das adversidades que levaram ao adiamento, as mobilizações já começaram. Os comerciantes locais promoveram o “Esquenta Pomitafro” no dia 21 de setembro, com desfiles pelas ruas, apresentações culturais nas esquinas e fachadas e vitrines especialmente decoradas representando as culturas fundadoras do município.


Jorge Kuster considera que a festa está crescendo, mas ainda está em construção, e vê possibilidades como o desenvolvimento de produtos típicos que os visitantes possam levar para casa relembrando as culturas presentes na Pomitafro.


AGENDA CULTURAL


21ª Pomitafro


Quando: 11 a 14 de outubro


Onde: Área de festas do bairro Nova Munique, em Vila Pavão/ES


Programação:


QUINTA-FEIRA 11 DE OUTUBRO


19:00h – Abertura da Noite Religiosa da Pomitafro (Celebração)


19:30h – Musical com Quarteto Adventhus da IASD


20:20h – Ministério de Dança Miriam (IBVP)


20:30h – Ministério de Louvor da Igreja Batista de BSF


 


SEXTA 12 DE OUTUBRO


12:00h – TORNEIO DO IMIGRANTE – Estadio Municipal


18:00h – Abertura da Praça de Alimentação


18:30h – Grupos Folclóricos infanto-juvenis de Vila Pavão


19:30h – Desfile para escolha das Rainhas e Princesas da POMITAFRO


21:00h – BANDA UP POMERISCH


22:30h – BANDA BRASITÁLIA


01:00h – Banda Butalux


 


SÁBADO 13 DE OUTUBRO


08:00h – Esquinas Culturais em vários pontos da cidade - CENTRO


15:00h - II PERCURSO POMITAFRO – Concentração Posto Ferrari


18:00h – Chegada do Percurso – Brasil Tambores (palco principal)


19:30h – Abertura Oficial da 21ª POMITAFRO


20:20h – Show com Israelle Cândido e Banda


22:30h – BANDA POMMERN MEKAS


00:30h – Show com João Vitor e Vinícius


- Durantes os intervalos no palco principal, haverá apresentação com artistas da terra no Palco Cultural da Praça de Alimentação das Etnias


 


DOMINGO 14 DE OUTUBRO


07:30h – Abertura das Barracas Tradicionais com café típico


07:40h - Encontro da Terceira Idade – Forró de Concertina


08:00h – I Encontro de Motociclistas e Motoclubes


11:00h – Almoço Típico Pomerano, Italiano e Afro-Brasileiro nas Barracas Típicas


13:00h – TARDE CULTURAL: Grupos de Danças Folclóricas


18:00h – Artistas da terra


19:30h – BANDA AGITU’S


21:30h - Show com Caio Reis


Variados:


  • Parque de diversões

  • Stand do Arquivo Público do ES

  • Tendas de Flores e Artesanato

  • Espaço da Agricultura Familiar (exposições)

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/