Quinta, 28 Março 2024

Festival Luz del Fuego reúne grandes revelações da música do Espírito Santo

Festival Luz del Fuego reúne grandes revelações da música do Espírito Santo

Luz del Fuego é mais que um nome, é uma ideia, um grito de liberdade. Nome artístico de Dora Vivacqua, a cachoeirense que ganhou o Brasil como dançarina, atriz, escritora e naturista, percussora do feminismo, dá nome também ao festival que culmina reunindo algumas das mais talentosas artistas da produção musical feita do Espírito Santo para o mundo. O Festival Luz del Fuego acontece neste sábado (9), a partir das 14h30, com programação gratuita e diversas atrações na Fluente, casa de shows em Vitória.


No palco só mulheres, e mulheres de atitude. O festival não é só de protagonismo feminino, mas também feminista. O rap das Melanina Mcs, a black music de Gavi, a potência de Budah, o hardcore da Whatever Happened to Baby Jane, a psicodelia de My Magical Glowing Lens e pop swingado de Gabriela Brown, umas das idealizadoras do evento. Para quem acompanha a cena musical capixaba, temos aí praticamente uma seleção feminina da nova geração de artistas.




A cantora e compositora Gabriela Brown. Foto: Divulgação


Gabriela Brown, que comanda a produção do evento junto com Louisy Carvalho, conta que um dos objetivos principais do projeto é diminuir a desigualdade de participação entre homens e mulheres no universo da música, para que elas possam estar em todos os espaços e não apenas no papel de intérpretes. “A participação das mulheres nas lines dos festivais no Brasil não passa de 30%. Isso me incomoda demais, por isso escrevi o projeto e foi aprovado”, conta sobre o festival que recebe apoio do Funcultura, fundo de fomento à cultura coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).


O Festival Luz del Fuego começou a ganhar vida e vibração há quase dois meses, nos dia 14 e 15 de setembro, quando foi realizado um workshop de ambientação em processos musicais. Uma imersão que reuniu 15 mulheres capixabas envolvidas com a música que puderam ter dicas e aprendizados sobre diversas áreas da produção musical, desde composição, gravação, edição, mixagem, marketing e outros temas, com auxílio e orientação de produtoras capixabas e paulistas.



“Quando comecei, sempre aprendi com homens, é um meio muito masculino, queria aprender com outras mulheres, para me enxergar nesse projeto, sentir representatividade, me inspirar para saber que poderia chegar lá e viver disso”, contra Gabriela sobre a importância da prévia.


O mais interessante é que o resultado final do workshop foi a produção e gravação de uma canção coletiva entre elas, que será apresentada pela primeira vez no sábado, prometendo ser uma ponto alto do festival.


Para além do palco, é bom lembrar, a Fluente contará com 16 exposições, desde artesanato, vestuário, artes plásticas, fotografia, cosméticos, gastronomia, maquiagem, tatuagens, bodypiercings, fotografia, todos projetos comandados por mulheres.


A dica que fica é: chegue cedo. O evento está sujeito à lotação da casa. 


AGENDA CULTURAL


Festival Luz del Fuego


Quando: Sábado, 9 de novembro, 14h30 às 23h


Onde: Fluente – Avenida Saturnino Rangel Mauro, 505, Jardim da Penha – Vitória/ES.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/