Quinta, 18 Abril 2024

Festival Seita promove arte protagonizada por mulheres e LGBTI+

Festival Seita promove arte protagonizada por mulheres e LGBTI+

No Dia Internacional da Mulher, jovens se uniram para realizar um festival cultural em busca de fortalecer a cultura e a arte produzidas por mulheres e pessoas LGBTI+. Trata-se do Festival Seita, que acontece na Praça de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha, neste domingo, 8 de março, de 14h às 22h.


A iniciativa é da Seita, coletivo de protagonismo feminino e LGBT na cena cultural, que realiza o evento pela primeira vez, com objetivo de consolidá-lo como um espaço para apresentação dos artistas. A programação terá exposições, rodas de conversa, shows e outras atividades, muitas delas facilitadas por integrantes do coletivo e outras por parceiros e pessoas convidadas. O objetivo é democratizar essa produção cultural, por meio de um evento gratuito e fora do eixo central de Vitória, onde geralmente se concentram a maioria das atividades.


"A arte é cultura, isso faz com que seja essencial a presença dela no cotidiano das pessoas, é ato político, uma forma de trabalho e expressão", diz Rebeca Manhães, uma das integrantes da organização do evento. "Muitas vertentes da arte são ainda vistas com certo olhar de preconceito, levá-las para um local público e mostrar o que realmente é, ajuda a desconstruir esse olhar aos poucos", diz, sobre o perfil das atividades que serão apresentadas durante o Festival Seita.


A abertura contará com exposições de arte, bazar com Brechokety e oficinas de Colagem, com Jéssica Lobo, e de Customização, com Thais Borja. Às 15h, se realiza o bate-papo com Mayara, do Raiz Mística, com o tema Empreendedorismo Feminino.


Durante a tarde, atividades culturais ligadas ao hip hop acontecem no local, com realização de graffitis e batalha de tags e oficina de Danças Urbanas com Desireé Gundim, do Espaço DanSoul, além de roda de dança freestyle. Fechando a tarde haverá apresentação da cantora Afari MC, integrante do grupo Melanina MCs, e a realização de um Slam, competição de poesia. 


À noite, a programação terá início com atividade cineclubista com exibição de filmes e debate, seguida de uma batalha de MCs, com disputa de rappers pelas melhores rimas. Haverá ainda pocket shows com Dandan, Sayra, Afronta e Beth, além da DJ Deb Femme. O fechamento será com intervenção do Quinto Distrito, grupo de pirofafia e tribal fusion.


AGENDA CULTURAL


Festival Seita


Quando: Domingo, 8 de março, 14h às 22h


Onde: Praça de Coqueiral de Itaparica - Vila Velha/ES


Programação:


14h- Exposição de arte, bazar, oficina de colagem, oficina de cutomização


15h- Bate-papo com o tema empreendedorismo feminino


16h - Graffiti e batalha de tag


16h30- Danças Urbanas - Desireé Guindin / Roda freestyle


17h- Afari MC


17h30 - Slam


18h30- Cineclube


19h30- Batalha de MCs


20h30- Pocket shows


21h- Quinto Distrito- Intervenções.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/