Filipe Catto se apresenta em Vitória no Festival Lula Livre

Revelação da música brasileira, ele se junta a mais de 30 artistas neste sábado na Praça Costa Pereira

Nome de destaque entre os novos artistas da música brasileira, o gaúcho Filipe Catto será uma das atrações do Festival Lula Livre em Vitória, neste sábado (5), na Praça Costa Pereira, Centro. Ao longo do dia, entre 10h e 23h, mais de 30 artistas se apresentam na versão capixaba do festival que vem acontecendo por vários estados do Brasil em defesa da liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril de 2018.

Filipe Catto já participou de edições do festival em outros estados e será um dos convidados de fora, além do capixaba Jhonathan Silva, que reside em São Paulo. Catto lançou o primeiro EP em 2009 e desde lá mais quatro discos, tendo sido indicado para vários prêmios como Trófeu APCA e Prêmio da Música Brasileira, além de suas músicas participarem de trilhas sonoras de novelas. Iniciando a carreira próximo à MPB, também dialoga do diversos ritmos como blues, tango, samba canção, bolero, jazz e rock. Se destaca pela capacidade vocal e performance intensa no palco.


Foto: Divulgação

Durante a manhã de sábado, acontecem atividades como oficina de graffiti, yoga, roda de conversa e discotecagem com o Clube Capixaba do Vinil. A partir de meio-dia começa a programação de shows com Stones Cover e The Windows. Grupos de dança e teatro, músicos e poetas passam pelo palco durante a tarde e noite, muitos deles apresentando suas canções autorais. Poetas como Suely Bispo, Marcos Pimenta, Vander Costa, Gilson Soares, Jhon Conceito e Ralf Rick também apresentarão seus versos.

Dentro da programação da tarde haverá shows especiais reunindo diversos artistas importantes da cena local: Bloco Afro Kizomba, Raquel Passos, Mauricio (Bando Woops), Leoni Ribeiro Trio, Tobi Gil. À noite, um grande show com música autoral com Dora Dalvi, Edivan Freitas, Jenni Prélio, Jonathan Silva, Juliano Rabujah, Manfredo, Sandrera, Yuri Guijansque e Fábio do Carmo.

O samba terá um momento especial com participação de Lajota, Fabíola Santos, Bruna (BatuQdellas) e Son&Van, assim como o rap, que sobe no palco com Adikto, Emicithug, Sagaz Bicho Solto e Jhon Conceito. O show de encerramento será com a banda Casaca.

O Festival Lula Livre já teve edições em diversos estados do Brasil, sobretudo nas capitais, e faz parte de uma estratégia nacional da campanha Lula Livre, seguindo algumas orientações, mas com liberdade para se adequar às realidades locais.

"Hoje o festival se tornou um atividade política de resistência pela democracia e pelo retorno do Estado Democrático de direito, através da cultura e da arte", diz Isaías Santana, militante do Direitos Humanos e um dos envolvidos na organização do evento em Vitória. Ele considera o festival como um marco importante para a militância de diversos movimentos sociais, sindicais, partidos de esquerda e progressistas na luta pelas liberdades democráticas e contra a perda direitos em curso no governo de Jair Bolsonaro.

Isaías considera como outro objetivo despertar o protagonismo na cena artística e cultural do Espírito Santo. "Para que através da arte e da cultura, ajude a reanimar a militância e a sociedade como um todo para a luta em defesa da soberania nacional, garantias de direitos e das liberdades democráticas", diz.

AGENDA CULTURAL

Festival Lula Livre em Vitória

Quando: Sábado (5/10), 10h às 23h

Onde: Praça Costa Pereira - Centro de Vitória/ES

Programação

10h às 13h -Oficina de Graffiti com Sagaz e Narayana Raposa

10h às 12h- Clube Capixaba do Vinil

10h30 à 11h30 - Aula de Yoga na Stael Magesk Centro Artístico (Rua Sete)

11h às 12h - Roda de Conversa "Radicais Livres" sobre Arte e Política. Facilitação de Erlon Paschoal com convidado Iran Caetano e Perly Cipriano

12h às 12h30 - Stones Cover acústico (Rolling Stones)

12h30 às 13h - The Windows (Tributo ao The Doors)

13h às 13h45 - Cia de Dança Andora

13h45 às 14h20 - Cia de Dança Motumbaxé

14h20 às 15h- Espetáculo "Revoada" com Grupo Z e Repertório Artes Cênicas

15h às 16h - Show com Raquel Passos

16h às 17h - Bloco Afro Kizomba

17h às 17h30- Maurício (Banda Woops)

17h30 às 17h45 - Leoni Ribeiro Trio

17h45 às 18h - Tobi Gil

18h às 20h30 - Show Autoral com Dora Dalvi, Edivan Freitas, Jenni Prélio, Jonathan Silva, Juliano Rabujah, Manfredo, Sandrera, Yuri Guijansque e Fábio do Carmo.

20h30 às 21h - Samba com Lajota, Fabíola Santos, Bruna (BatuQdellas) e Son&Van

21h às 21h30 - Show com Filipe Catto

21h30 às 22h - Rap com MC Adikto, Emicithug, Sagaz Bicho Solto e Jhon Conceito

22h - Show com Casaca.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Viradão cultural na Serra terá mais de 40 atrações

Evento com 24 horas de programação marca aniversário de três anos do Centro Cultural Eliziário Rangel

Dia Mundial do Hip Hop será comemorado em Vitória

Mucane receberá evento nesta terça, com breaking, graffiti, rap e DJ, celebrando no estilo old school

Mestre Capixaba entra para Hall da Fama nos Estados Unidos

Coluna CulturArte: capoeira ativista, filme sobre Rio Doce, novos videoclipes, curta capixaba premiado

PT capixaba comemora liberdade de Lula em comitê no Centro de Vitória

Após decisão do STF sobre segunda instância, ex-presidente obteve nesta sexta decisão para sair da prisão