Sexta, 19 Abril 2024

Fim da queda de braço: empréstimo de Max deve ser votado ainda este mês

Fim da queda de braço: empréstimo de Max deve ser votado ainda este mês

Tudo indica que acabou a queda de braço entre o presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini (DEM), e o prefeito Max Filho (PSDB), motivada pelo pedido de empréstimo no exterior no valor de 34 milhões de dólares (R$ 130 milhões). Depois de muitas discordâncias, a Câmara autorizou o prefeito a reapresentar o projeto. 


A recusa da Câmara de votar o projeto enviado por Max Filho mexeu com o mercado político, sinalizando intromissão do ex-prefeito Neucimar Fraga (PSD), aliado de Carlini, e derrotado por Max Filho em 2012 e com pretensão de disputar a prefeitura em 2020.


Neucimar negou qualquer participação na polêmica, mas afirmou que se fosse o prefeito não tomaria o empréstimo, a fim de não aumentar o endividamento do município. “Se fosse eu, abriria um escritório de articulação em Brasília, como fiz na minha gestão, e arranjava recursos a fundo perdido, sem precisar endividar o município”, disse ele. 


Essa declaração, no entanto, não traduz com fidelidade os fatos registrados na gestão do próprio Neucimar. O portal de notícias da Prefeitura de Vila Velha de 16 de janeiro de 2012 informa: “A Comissão de Financiamentos de Serviços Externos (Cofiex) autorizou a Prefeitura Municipal de Vila Velha a realizar operações de empréstimos de U$ 37,5 milhões”. A informação divulgada no portal acrescenta ainda que os recursos serão aplicados em serviços de urbanização na região de Terra vermelha, dentro do programa de melhoria de infraestrutura do município. 


Sobre o retorno do projeto para ser votado na Câmara, Ivan Carlini disse que a autorização para a reapresentação do pedido de empréstimo foi resultado de um diálogo que a Câmara de Vila Velha manteve com as comunidades e com o prefeito Max Filho. 



“Após ouvir as lideranças de todas as regiões da cidade, estive participando de reuniões com o prefeito – ao lado dos vereadores Rogério Cardoso [DEM], Bruno Lorenzutti [PTN], Anadelso Pereira [DS] e Heliosandro Mattos [PR], em busca de informações mais detalhadas sobre o Programa de Requalificação Urbana e Melhorias Ambientais de Vila Velha.



Na sessão desta quarta-feira (31), Ivan Carlini informou que todos os 17 parlamentares do município já assinaram documento autorizando a prefeitura a enviar um novo projeto, que deverá entrar em pauta até o final de novembro.


A matéria original foi arquivada pela Câmara de Vila Velha no início de outubro, após ter sido considerada ilegal pela Comissão de Justiça da Casa, devido à falta de Relatório de Impacto Orçamentário, de projetos executivos das obras previstas e de planilhas de custos de cada obra. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/