Games, cinema e inteligência artificial serão destaques da semana em Vitória

Na programação, premiére mundial de experimento cinematográfico juntando performance e realidade virtual

A semana começa movimentada em Vitória. A partir de segunda-feira (9) acontece na Universidade Federal do Estado (Ufes) a nona Conferência Internacional Besides the Screen, trazendo como tema Inteligência Artificial & Ficções Algorítmicas. Na terça (10), terá início a Semana Game Cultura, realizada pela Secretaria de Estado (Secult).

A conferência Besides the Screen vai contar com diversos especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir as principais novidades e inovações no universo do cinema e dos games, contando com uma programação de 9 a 12 de setembro, com palestras, apresentação de pesquisas, minicursos, mesas de debate, mostras de audiovisual e a première internacional do filme The Tempest, baseado na obra de William Shakespeare, que explora diálogos entre teatro e cinema com tecnologia de jogos e realidade virtual, utilizando atores que contracenam totalmente imersos em cenários virtuais e 3D, que será apresentado ao vivo no Cine Metrópolis na quarta-feira, às 19h. Todo evento é gratuito e aberto ao público, contando com tradução simultânea das palestras em línguas estrangeiras. 

Nos dias 14 e 15, o Besides The Screen continua sua programação no Museu da Imagem e do Som em São Paulo (SP). A programação completa das atividades em Vitória e São Paulo está no site besidesthescreen.com.

Quase em paralelo, de 10 a 12 de setembro, a Semana Game Cultura promove atividades como uma imersão com o tema Desenvolvimento de Jogos, Gamificação, e-Sport, que ocorre de 8h30 às 17h30 de terça-feira no Seabre.Lab, buscando apresentar um panorama das atividades do ecossistemas de games no Espírito Santo e propostas de políticas públicas para o setor.

Na quarta-feira um bate-papo acontece às 18h no Teatro da Ufes, sobre "A Cultura dos Games: da criação à prática", tendo como convidados  Eic Serrano, CEO da DXC, Cláudia Câmara, coordenadora do curso de Jogos Digitais da Faesa e Rafael Lontra, do sócio proprietário da Mito Games.

Na parte cultural, a Semana Game Cultura terá duas apresentações da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) num concerto especial e inédito trazendo trilhas sonoras de games clássicos com arranjos sinfônicos, sob regência do maestro adjunto Leonardo David. A apresentação contará com 70 instrumentistas e um telão exibindo trechos dos jogos homenageados pela orquestra. Confira mais detalhes da programação aqui.  

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Encontro de Folia de Reis de Muqui acontecerá em dezembro

Coluna CulturArte: traduções de Machado de Assis, condenados na Lei Rubem Braga, Bloco da Esquerda Festiva

Favela Criativa vai mobilizar atividades culturais em Central Carapina

Evento acontecerá no marco da Semana da Consciência Negra, com feira, literatura, cinema e música

Documentário registra relações das crianças com 'cultura do mangue'

‘Mangue Escola’ será exibido segunda-feira no Cine Metrópolis mostrando raízes culturais de Goiabeiras

Patrimônio da Penha terá festival de música no feriado

Show de retorno da banda Pó de Ser Emoriô é uma das 10 atrações nos dois dias de atividades no Caparaó