Sábado, 20 Abril 2024

Governo do Estado quer promover cultura para ampliar direitos

Governo do Estado quer promover cultura para ampliar direitos

Duas capixabas de renome nacional, Elisa Lucinda e Vivane Mosé, são as embaixadoras do programa Cultura Conecta, que será lançado nesta quinta-feira, às 18h, no Palácio Anchieta. Na ocasião elas apresentam juntas o espetáculo Capixabas, construído a partir de suas vivências em Vitória e no Rio de Janeiro.


O programa é uma das apostas da gestão que assumiu este ano a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pretende impactar cerca de 200 realizadores culturais no estado com ações de mapeamento, formação, divulgação e circulação de projetos. O foco é utilizar as diferentes linguagens de artes e cultura para fomentar a transformação social e a ampliação de direitos.


Neste mês de setembro a secretaria está realizando um mapeamento de pessoas e grupos que realizam projetos culturais de base comunitária e com impacto social. Em outubro, terá início o LabConecta - Laboratório de Inovação Cidadã do Espírito Santo, cujas inscrições estão abertas até 30 de setembro por meio de formulário online.


Serão selecionados até 30 projetos para participar de oito encontros temáticos e interdisciplinares entre outubro e dezembro de 2019, tendo como prioridade aqueles localizados em territórios atendidos pelo Programa Estado Presente. O LabConecta funcionará como uma incubadora na qual os projetos serão desenvolvidos de forma interativa entre os participantes selecionados, privilegiando soluções colaborativas e inovadoras.


Entre os desafios principais que devem ser trabalhados estão comunicação, redes e tecnologias sociais, gestão de projetos e captação de recursos.


O Cultura Conecta conta com parceria com entidades como Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade de Vila Velha (UVV), Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV-ES), Serviço Social da Indústria (Sesi-ES), Fundação SM, Fundação Roberto Marinho, Canal Futuro, Fundo Manifesta Capital.


Uma das ações vinculadas ao projeto é o programa Cultura Conecta na TVE, que estreia dia 29 de outubro, trazendo bate-papos mediados por Viviane Mosé, transmitidos pela televisão e internet, para debater a cultura contemporânea e divulgar a produção artística e cultural feita no Espírito Santo.


Ainda estão previstas oficinas de capacitação, laboratórios e apresentações culturais no interior do estado por meio da Caravana Cultura Conecta, realizadas em parceria com o Sesi-ES, cuja primeira edição está prevista para ser realizada entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

 

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/