Governo publica edital para primeira etapa do projeto do aquaviário

Promessa de campanha de Casagrande, sistema de transporte tem previsão de operar em 2020

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) publicou, nesta terça-feira (30), o edital para contratar os projetos da primeira etapa de implantação do modal aquaviário no sistema de transporte coletivo da Grande Vitória. A criação do serviço, enterrado pelo governo passado de Paulo Hartung, foi uma das principais promessas de campanha de Renato Casagrande nas eleições de 2018.

Os serviços contemplam o desenvolvimento de licenciamento ambiental e os projetos básicos e executivos de engenharia para construção de quatro novos trapiches (píeres) na baía de Vitória.

A empresa vencedora terá um prazo de 150 dias para entregar os projetos, a contar da data da ordem de serviço. De acordo com o secretario de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, os quatro pontos previstos para a construção dos trapiches para atracagem dos barcos são Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá e Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).

“A implantação do aquaviário também será feita em etapas. Primeiro vamos contratar os projetos dos trapiches, que devem começar a ser executados no ano que vem. É uma etapa importante, pois o píer precisa ser muito bem executado para garantir a segurança e a acessibilidade do sistema”, explica Damasceno.

Ainda de acordo com o secretário, ainda este ano será publicado o edital para empresas interessadas em fazer a operação dos barcos. Os interessados têm até às 14 horas do dia 16 de agosto para entregar as propostas na sede da Semobi. Abertura dos envelopes está agendada para o mesmo dia, às 14h30. 

O sistema aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 90, quando foi desativado. Na primeira gestão de Casagrande voltou a ser debatido, porém, logo depois de tomar posse, em 2015, Hartung resolveu contratar um novo projeto, ignorando o do antecessor e, na ocasião, já adversário político.

O novo sistema deve entrar em operação ainda em 2020, com quatro estações, e será integrado ao sistema de transporte coletivo (Transcol).

O edital completo pode ser acessado no site da Semobi: www.setop.es.gov.br

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Equilibrista

Casagrande anuncia reajuste para uma categoria, a outra reage. Defensoria, segurança e, agora, servidores

Reação imediata

Aumento para defensores é “justo e necessário”, mas agrava tensões entre frente de policiais e Casagrande

‘Vem que tem’

De Casagrande para Bolsonaro, em mais um capítulo sobre os tributos dos combustíveis: “é blefe, factoide”

Casagrande pede em Brasília R$ 666 milhões para vítimas das chuvas

O governador Renato Casagrande estava acompanhado da bancada capixaba no Congresso