Sábado, 20 Abril 2024

Governo publica edital para primeira etapa do projeto do aquaviário

Governo publica edital para primeira etapa do projeto do aquaviário

A Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) publicou, nesta terça-feira (30), o edital para contratar os projetos da primeira etapa de implantação do modal aquaviário no sistema de transporte coletivo da Grande Vitória. A criação do serviço, enterrado pelo governo passado de Paulo Hartung, foi uma das principais promessas de campanha de Renato Casagrande nas eleições de 2018.


Os serviços contemplam o desenvolvimento de licenciamento ambiental e os projetos básicos e executivos de engenharia para construção de quatro novos trapiches (píeres) na baía de Vitória.


A empresa vencedora terá um prazo de 150 dias para entregar os projetos, a contar da data da ordem de serviço. De acordo com o secretario de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, os quatro pontos previstos para a construção dos trapiches para atracagem dos barcos são Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá e Centro (Vitória) e Porto de Santana (Cariacica).


“A implantação do aquaviário também será feita em etapas. Primeiro vamos contratar os projetos dos trapiches, que devem começar a ser executados no ano que vem. É uma etapa importante, pois o píer precisa ser muito bem executado para garantir a segurança e a acessibilidade do sistema”, explica Damasceno.


Ainda de acordo com o secretário, ainda este ano será publicado o edital para empresas interessadas em fazer a operação dos barcos. Os interessados têm até às 14 horas do dia 16 de agosto para entregar as propostas na sede da Semobi. Abertura dos envelopes está agendada para o mesmo dia, às 14h30. 


O sistema aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 90, quando foi desativado. Na primeira gestão de Casagrande voltou a ser debatido, porém, logo depois de tomar posse, em 2015, Hartung resolveu contratar um novo projeto, ignorando o do antecessor e, na ocasião, já adversário político.


O novo sistema deve entrar em operação ainda em 2020, com quatro estações, e será integrado ao sistema de transporte coletivo (Transcol).


O edital completo pode ser acessado no site da Semobi: www.setop.es.gov.br

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/