Quinta, 28 Março 2024

Grafiteiros capixabas lançam aplicativo de realidade aumentada

Grafiteiros capixabas lançam aplicativo de realidade aumentada

Graffitis animados nos muros da cidade, que se mexem, expandem, ganham cores e até sons e interatividade. Parece improvável, mas é o que propões o crew Made In China, grupo de artistas capixabas que lança oficialmente no dia 15 de março um aplicativo próprio, por meio do qual as pessoas podem usar o celular para ter outra visão e interação com as pinturas que se encontram pelos muros de Vitória.


A iniciativa parte de Elvis, Carlo, Nove e Trama, que começaram a se juntar em 2018 para realizar graffitis juntos pela cidade. Logo surgiu a ideia de trabalhar com realidade aumentada, que permite interação entre informações virtuais e lugares reais por meio de tecnologias, assim como funciona o famoso game Pokemon Go.


Com o aplicativo Made In China, gratuito e disponível em Android e IOS, e um celular com câmera em mãos, já é possível visualizar animações em cinco obras do grupo, três no Centro de Vitória, uma em Maruípe e uma ao redor do Sambão do Povo, todas com endereço mapeado dentro do aplicativo para guiar os interessados. A interface do app remete ao Windows 95, plataforma nostálgica e muito familiar para a maioria dos usuários. 


O projeto só foi possível graças à complementariedade e esforço dos integrantes da crew. Elvis estuda Artes Visuais e pesquisa tecnologias, Gabriel estuda Ciência da Computação, e Carlo trabalha com design. Trama é uma espécie de guru do grupo, o mais experiente, que passa o incentivo e as orientações para as pinturas, que muitas vezes vão para os muros sem autorização.


Os desenhos se repetem e quem é atento aos muros da cidade provavelmente já os reparou. Elvis pinta um QR Code, Gabriel um computador, Carlo uma pessoa de cabelos longos e Trama escreve por meio do grafismo. Já haviam começado a deixar suas obras conjuntas pela cidade quando surgiu a ideia do aplicativo, que levou um ano da ideia até o primeiro teste, feito por meio de um grande sticker (adesivo) colado numa parede em novembro de 2018. Deu certo. Depois vieram os testes pintando diretamente no muro, e também funcionou. Foram provas, ajustes, desenvolvimento de aplicativo, até que pudesse ser disponibilizado para os celulares.



Apesar de o QR Code pintado chamar atenção, não é por meio dele exatamente que a realidade aumentada funciona, mas sim por vetorização. Os contornos grossos em negro contrastando com o muro permitem que a câmera identifique o desenho e insira sobre ele a animação preparada pelos artistas para expandir sua obra nos muros por meio do uso do celular.


A realidade aumentada vem sendo usada aos poucos no mundo das artes, embora na maioria das vezes dentro de galerias fechadas. Os jovens capixabas trazem a novidade de colocar o projeto na rua e com um aplicativo próprio. A proposta do Made In China é romper as fronteiras do real e do virtual e também fazer com que as pessoas circulem pela cidade e o façam por meio da arte.


Embora nem todas artes já feitas pela crew estejam animadas, o coletivo já decidiu que a partir de agora todo novo trabalho contará com a experiência de realidade aumentada, com funções e interações criadas por eles mesmos.


Para quem quiser conhecer a fundo a proposta, testar o aplicativo, conversar com os idealizadores, o lançamento oficial será no próximo sábado (15), a partir das 18h, na Sala Pós-Cirúrgica, localizada no Centro de Vitória, contando com shows musicais e uma galeria de exposição de obras da Made In China animadas.



O cartaz do evento e as camisas do mesmo também funcionarão com realidade aumentada e estarão à venda os stickers do grupo com animação, uma forma de ajudar a financiar os custos do projeto, feito de maneira independente.


Para o evento, o grupo ainda promete o lançamento de uma novidade interativa inédita. “É um segredo. É tão inacreditável de estar dando certo que preferimos não contar, vamos mostrar em primeira mão", diz Nove.



Outro projeto de intervenção que seria a maior que eles já fizeram está sendo elaborado, com novidades a serem anunciadas em breve.


Vale a pena acompanhar o Made in China.

Veja mais notícias sobre Cidades.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/