Quinta, 28 Março 2024

Grupos de cultura popular participam de festejos em Conceição da Barra

Grupos de cultura popular participam de festejos em Conceição da Barra

Não à toa o município de Conceição da Barra detém o título de Capital Estadual da Diversidade Folclórica. São inúmeros grupos e diversas manifestações que existem e resistem no município. E um dos momentos mais importantes é o chamado Encontro dos Grupos Folclóricos em torno das celebrações de São Benedito e São Sebastião, que envolvem festejos desde o fim de um ano até o início do outro.


As celebrações terminam no dia 20 de janeiro, e no total participam ao menos 19 grupos de diferentes manifestações, como Jongo, Ticumbi, Capoeira, Alardo, Reis de Boi, e Pastorinhas. A realização é da Associação de Folclore de Conceição da Barra, com apoio da prefeitura municipal e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).


Depois dos festejos em torno da virada do ano que envolveram Jongo e Ticumbi, ainda há um amplo calendário de atividades. Em Itaúnas, as atividades começam no próximo sábado (11), às 19h, com a Novena de São Sebastião na Igreja da praça da vila. No dia 16 de janeiro, às 22h, há o Ensaio Geral do Ticumbi de Itaúnas no sítio do Rives. 


No dia seguinte (17), a programação começa às 8h com a chegada do Ticumbi de Itaúnas pela ponte. Às 16h30, será realizada a fincada do mastro de São Sebastião. Durante a noite, a programação será ampla com Ensaio Geral do Ticumbi do Bongado na comunidade Santa Isabel, às 20h, e apresentações na vila a partir das 20h30 com Reis de Boi Mestre Antônio, Jongo de Sant’Ana, Jongo de São Bartolomeu, Jongo de Nossa Senhora Aparecida e Reis de Boi Mestre Neném.


No sábado do dia 18 de janeiro, a jornada de apresentações também é extensa. Às 8h é a vez da chegada do Ticumbi do Bongado na ponte de Itaúnas. Às 10h à missa a São Benedito na capela. Às 11h30 tem apresentação do Ticumbi de Itaúnas e às 17h acontece a procissão de São Benedito com saída da capela.


Às 20h acontece o primeiro ato do Alardo, seguido do Reis de Boi Mestre Nilo, Jongo de São Benedito e São Sebastião, Reis de Boi de Barreiras, Jongo de São Cosme e São Damião, Reis de Boi Mestre Tião de Véio, Jongo das Barreiras e grupos convidados.


No domingo (19), pela manhã, às 10h, acontece o segundo e último ato do Alardo e a apresentação do Ticumbi do Bongado, Ticumbi de São Benedito e Ticumbi de Santa Clara. Às 19h30 se apresenta o Grupo de Jongo Santa Isabel e às 20h será a Roda de Capoeira do Mestre Betinho. Às 20h30 se realiza a última apresentação, do Reis de Boi da Vila.


No dia 20 de janeiro, o encerramento é com a Procissão de São Sebastião, às 18h, seguida da missa na Igreja de São Sebastião.


Já na comunidade de Barreiras, as celebrações vão de 10 a 12 de janeiro. No dia 10, a abertura será às 18h e haverá apresentação do Reis de Boi do Mestre Nilo, do Mestre Tião, de Barreiras e do Mestre Neném, além de grupos convidados. Já no sábado, dia 11, haverá o Grande Forró com música ao vivo a partir das 21h. As atividades encerram no domingo (12), tendo início às 10h com a Santa Missa de São Benedito das Piabas. Às 11h30, se apresenta o Ticumbi de São Benedito, às 12h o Jongo Mirim, às 12h30 o Jongo de São Bartolomeu, às 13h o Jongo de São Cosme e Damião, às 13h30 o Jongo de Sant’Ana, às 14h o Jongo das Barreiras e fechando o dia o Jongo de Nossa Senhora Aparecida, que inicia às 14h30.


Fotos: Aline Meireles (Ticumbi) e Prefeitura Municipal de Conceição da Barra (Alardo)

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/