Quinta, 25 Abril 2024

Hamlet em tempos de Bolsonaro

Hamlet em tempos de Bolsonaro

Fotos: Tati Wexler


"Ninguém nunca me convidou para fazer Hamlet. Então decidi fazer meu próprio Hamlet", brinca o ator, escritor e diretor Vinicius Piedade, que no próximo sábado (14), às 20h, apresenta no Sesc Glória seu espetáculo solo Hamlet Cancelado. Apesar de uma carreira já consolidada no teatro, Vinicius guarda com o personagem da obra a vontade de fazer acontecer a famosa peça de William Shakespeare, que, ressalta, continua muito atual, permitindo paralelos com o Brasil e o mundo de hoje.



A trama, escrita em parceria com Flávio Tonnetti, se dá em torno de um figurante da maior montagem de Hamlet que aconteceria na cidade, cancelada sem motivo especificado. Indignado, ele decide montar a apresentação por conta própria, sozinho, mesmo carecendo de recursos. Reúne o que pode: fragmentos do texto abandonados, retalhos do figurino, pedaços do cenário deixados num barracão e memória dos ensaios que participou por meses, no qual tinha uma única fala, impedida de encenar pelo cancelamento da obra.


A obra de 1h30 passa pelos cinco atos da peça original Hamlet, contada de maneira particular a partir da narrativa do figurante que se torna protagonista e da metalinguagem de ser uma peça sobre a construção de outra peça teatral. Mais do que uma releitura de Shakespeare e realização do sonho pessoal de encenar Hamlet, Vinícius Piedade espera que o público capte, cada um a sua maneira e de acordo com sua vida, a mensagem principal da obra: refletir sobre seus deveres e sonhos e as dificuldades que nos impedem de realizá-los. "Muitas vezes cancelamos nossos desejos em função de não receber convites ou pelas dificuldades da vida. O que ele faz é transcender essas dificuldades todas e fazer a peça acontecer como for", explica sobre o personagem que interpreta.


O ator e diretor acredita que a mensagem serve para refletir sobre a atualidade. "Nos tempos sombrios em que vivemos, de negação, tempos tão reativos, o personagem traz uma mensagem afirmativa, não linear, mas de um atitude de vida afirmativa. Na atual conjuntura, a melhor coisa que podemos é fazer é justamente não apenas reclama, mas ir lá e fazer". 


Também ajuda a perceber a atualidade de Hamlet, que Vinicius entende que traz na figura de Claudius, o tio de quem o protagonista quer vingar a morte de seu pai, uma possível analogia de Bolsonaro, Trump, Netanyahu, Erdogan e outros líderes com tendências totalitárias.



"É uma peça que de alguma forma busco trazer para o atual. É uma peça escrita há tanto tempo, mas que consegue encontrar paralelos muito pertinentes com os tempos que vivemos hoje no Brasil. Uma obra de arte que mesmo adaptada consegue espelhar a realidade de maneira tão crua e cruel", reflete.


O ator considera que a trama se passa sempre na cidade em que está sendo encenada, e costuma trazer aos palcos elementos como as frutas de cada local em que se apresenta. Hamlet Cancelado já passou pelos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Paraíba, e terá apresentação única no Espírito Santo antes de uma jornada de 11 espetáculos em Portugal.



"Vitória é uma cidade que tenho uma relação muito próxima". A obra Cárcere, que ele já apresentou em sete países,  foi escrita em parceria com o escritor capixaba Saulo Ribeiro. Outra peça, Indizível, é de autoria de outra escritora do estado, Aline Yasmin. Todos seus trabalhos, desde a estreia com Cartas de um Pirata, foram apresentados na capital capixaba.


Na passagem por aqui, Vinícius Piedade também realiza o lançamento de seu livro mais recente, Meu Mundo Irreal, publicado pela editora capixaba Cousa. Será na véspera do teatro, numa sexta-feira 13, de 18h às 19h30, no Trapiche Gamão, Centro de Vitória, onde fará também a leitura de contos.


AGENDA CULTURAL


Apresentação da peça Hamlet Cancelado, de Vinícius Piedade


Quando: Sábado, 14 de setembro, 20h


Onde: Centro Cultural Sesc Glória - Avenida Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória/ES.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/