Terça, 23 Abril 2024

Helder atinge 49,5% dos votos e articula para garantir a presidência do PT

Helder atinge 49,5% dos votos e articula para garantir a presidência do PT

De posse de 49,5% dos votos válidos no Processo de Eleição Direta (PED) do PT realizado no último domingo (8), a chapa “Pra voltar a sonhar, Lula Livre", liderada pelo deputado federal Helder Salomão, inicia articulações com outras correntes petistas a fim de garantir a presidência do diretório estadual, que será escolhida por 250 delegados, em outubro.


O parlamentar concorre com Jackeline Rocha, que em 2018 disputou o governo do Estado e tem o apoio do atual presidente do partido, o ex-prefeito de Vitória João Coser, e do ex-deputado estadual José Carlos Nunes. Os votos dados a Jackeline - chapa "Lula livre sem medo de ser feliz" - alcançaram 30,70%; Alternativa para o Brasil Lula Livre, 14%; e Unidade em defesa do PT, 5,80%. 


O resultado final, previsto para ser divulgado ainda nesta terça-feira (10), deve registrar pequena alteração, mas sem comprometer os dados finais. O atraso na finalização da apuração é devido, principalmente, a urnas do município de Cariacica, reduto eleitoral do deputado Helder Salomão, onde foram identificados 29 votos a mais do que o número de eleitores. 


Nesta terça, a comissão responsável se reuniu para deliberar a respeito do assunto. No dia anterior, a comissão decidiu pela realização de um segundo turno de votação, no próximo dia 29, entre os dois mais votados, Jorge Davel, ligado a Helder, e André Lopes, apoiador de Jackeline. 


“Meu sentimento é de gratidão pelo apoio recebido da base e de lideranças importantes, como deputada estadual Iriny Lopes e o dirigente do partido Perly Cipriano, que possibilitaram essa demonstração de força em todo o Espírito Santo e mostra que o PT está mais vivo do que nunca”, comentou o deputado, anunciando a pretensão de se aproximar da base do partido e de forças políticas de esquerda, a fim de construir um projeto político mais amplo. 


Para Jackeline, a mobilização dos filiados ao PT mostra que o partido está ativo, fortalecido em 52 municípios do Espírito, com possibilidade reais de voltar ao protagonismo na política. “Depois de todas essas coisas negativas, com o nosso presidente preso, é uma demonstração de força”, ressaltou. 


O PT realizou eleições em 52 cidades do Espírito Santo, com a participação de mais de cinco mil votantes, o que demonstra, segundo Helder, a necessidade de ações concretas visando unificar o partido. “Existem hoje mais convergências do que divergências”, afirma o deputado, que coloca seu nome à disposição em um cenário em que o PT volte a ser protagonista em 2022, na sucessão do governo do Estado. 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/