Holofotes

Carlos Von prestigia, em sessão especial, o MBL e ILES, os ''opositores populares'' de Casagrande

Movimentos de direita que surgiram após os atos de 2013 no País e vendem a ideia de renovação e combate à corrupção, mas acumulam denúncias e até condenações por episódios de fake news, foram prestigiados na Assembleia Legislativa na noite dessa quarta-feira (29), em sessão solene promovida pelo deputado Carlos Von (Avante). A proposta de levar os jovens à Casa, segundo Von, foi palestrar e debater o cenário político e econômico cinco meses após o início do governo Jair Bolsonaro. Entre os holofotes, Darcy Júnior, coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL-ES), que se declarou oposição ao governo Renato Casagrande e está em articulação nos estados para apresentar nomes às câmaras municipais nas eleições de 2020, e o presidente do Instituto Liberal do Estado (ILES), Lucas Polese, também oposição e, para quem não se lembra, envolvido em episódio recente de divulgação de um vídeo contra Casagrande retirado do ar por decisão judicial na campanha eleitoral passada. O caso ainda rende nas redes sociais em postagens do jovem, assim como as críticas à atual gestão estadual. No início deste mês, o Instituto anunciou em sua página no Facebook que Polese venceu o governador na Justiça e que há muito tempo ele “trava, sem sucesso, uma verdadeira perseguição jurídica para cercear a liberdade de expressão do opositor”. Escolheu a dedo, Carlos Von?

Campo oposto
O MBL e o ILES, incluindo ainda o Vem pra Rua, oficializaram a posição contrária à atual gestão em nota publicada no final de janeiro deste ano. Os movimentos se intitulam “oposição popular” ao governador.

Alvo de sempre
Tratado há meses pelos colegas de plenário como o “futuro prefeito de Guarapari”, Carlos Von também integra o bloco de oposição na Assembleia a Casagrande. E não é novidade, tem como adversário no município o subsecretário de estado de Turismo, Gedson Merízio, do PSB. Os dois disputaram a Assembleia e estão no páreo para 2020.

Alvo de sempre II
Em questão de votos, os concorrentes não se distanciaram tanto no pleito de 2018. Carlos Von obteve 14,6 mil votos, sendo 12,9 mil em Guarapari, e Merízio foi votado por 13,5 mil eleitores, 10,4 mil no seu reduto. Ano que vem promete!

Espaço
Não tem muito tempo, Darcy Júnior também esteve na Assembleia, a convite do delegado Lorenzo Pazolini (sem partido), para apresentar um projeto de lei que exigindo do governo do Estado a contratação de um “Seguro Anticorrupção”, para arcar com eventuais atrasos ou erros em obras. Pazolini também é oposição. E o coordenador do MBL está em campo para 2020 e já lançou um projeto chamado “Muda Serra”, município onde mora.

‘MBL Experience’
Darcy e Lucas Polose participarão, no dia 22 de junho, do congresso do MBL em Vitória, como parte da estratégia eleitoral do movimento. Ao lado do deputado federal Kim Kataguiri (SP); do deputado estadual por São Paulo e youtuber Arthur do Val; do vereador por São Paulo Fernando Holiday; e do coordenador nacional do MBL, Renan Santos. Os ingressos vão de R$ 50 a 300, depende da “MBL Experience” escolhida.

Está na moda
Depois da foto publicada pela deputada federal Norma Ayub (DEM) ao lado do presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais, logo após os protestos de domingo (26), foi a vez de Soraya Manato (ela, sim do PSL, partido do presidente) fazer o mesmo, com a frase: “Pela vida, pela família”. 

Está na moda II
Nesta quinta-feira (30), de novo, as duas posaram ao lado de Bolsonaro, durante um café da manhã que ele participou com a bancada feminina do Congresso Nacional. Norma Ayub se empolgou e gravou um vídeo com o presidente.

Sem sorrisos
A harmonia total com Bolsonaro demonstrada pela deputada, que comanda o DEM no Estado ao lado do marido e deputado estadual Theodorico Ferraço, não “casa”, porém, com a convenção do partido realizada nesta quinta em Brasília. Com discussão de sobra e berros de insatisfação, o DEM não fechou apoio ao governo federal e saiu do encontro rachado internamente.

PENSAMENTO:
“É covardia ser leão entre ovelhas”. Luís de Camões

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Lenha na fogueira

Medidas do alto comando agravam clima de revolta na PMES e Assumção avisa: caem no colo de Casagrande

Aprovados em concurso da Defensoria pedem que Casagrande valorize entidade

Em carta aberta, cerca de 50 candidatos cobram que governador cumpra promessa de campanha

Pressão permanente

PMES e civis se unem em um “pacto unificado” para cobrar de Casagrande. Se esse caldo entorna...

Sem trégua

Governo Casagrande comemora de um lado, deputado Lorenzo Pazolini bate do outro