Quinta, 25 Abril 2024

Holofotes

As prisões efetuadas pela polícia no último protesto realizado em Vitória, nessa sexta-feira (19), foram divulgadas pelo governo do Estado e mídia corporativa como resultado de um “brilhante trabalho” para conter a ação dos “vândalos” e “baderneiros”. A população em geral, que já aderiu ao discurso propagado por Renato Casagrande e sua equipe, aplaudiu de pé. Relatos e vídeos pipocaram nas redes sociais denunciando abusos, prisões aleatórias e arbitrariedades, mas a maioria preferiu ignorar. “Prenderam os vândalos, até que enfim!”. Então veio a Justiça e estragou a festa. Não havia consistência nos registros da Polícia Civil. Resultado: dos 46 presos (dizem até que foram mais), permanecem em unidades prisionais apenas sete - detalhe: prestes a sair, por falta de provas. E nos depoimentos, não consta nada do que a polícia declarou à imprensa na “ressaca” do protesto para justificar as prisões. Depois de mais esse festival, só falta agora o governo, a polícia e o empresariado – fieis a Casagrande – aparecerem condenando a posição da Justiça e do presidente do TJES, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, “tolerantes com o vandalismo”. Chega a esse ponto? Não duvido. 
 
Mão amiga
Dia desses, 24 entidades já lançaram nota contra o “vandalismo”, certamente atendendo a pedido de Casagrande para reforçar o discurso que, aos poucos, vai minando a participação popular em protestos. Muitas delas de sindicatos que tiveram benefícios do Compete-ES questionados na Justiça e defendidos pelo governo na época. Aquela velha história, uma mão lava a outra.
 
Definitivo
Tarcísio José Foeger, que respondia interinamente pelo comando do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), após Cláudio Denicoli deixar o cargo, foi nomeado diretor-presidente da autarquia. Vamos ver quanto tempo dura. 
 
Definitivo II
Ele é servidor do quadro efetivo da Secretaria de Meio Ambiente de Vitória e já estava cedido a Iema, atuando como diretor técnico. Com a mais recente dança das cadeiras, sobrou pra ele. O abacaxi é difícil de descascar. 
 
Definitivo III
E Foeger já começou com um problemão nas costas. O ofício do Ministério Público do Estado (MPES) que determina o cumprimento da legislação de tombamento da Mata Atlântica. Ou seja, licenciamentos ambientais de empreendimentos portuários que compreendem área do bioma devem passar pelo Conselho Estadual de Cultura. Só que o governo está correndo do CEC igual diabo foge da cruz. E agora?
 
Nem aí
A secretária de Prevenção e Combate à Violência de Vila Velha, Fabiana Maioral, é inacessível às entidades que representam a sociedade civil. A Associação de Moradores de Coqueiral de Itaparica (Amocit) já tentou por quatro vezes agendar uma reunião com ela, inclusive apelando para os vereadores, mas de nada adiantou.
 
Nem aí II
Isso porque a Amocit quer apresentar a Maioral um projeto pronto para a área de segurança, que valoriza o esporte como meio de inclusão social. Com os índices alarmantes registrados no Estado e no município, a secretária deveria ser a primeira a demonstrar interesse. Só deveria.
 
Cena

Líderes comunitários que lutam contra os alagamentos em Vila Velha também querem um encontro com o prefeito Rodney Miranda (DEM). Ele já faz outra linha. “Topa” se reunir, promete e tudo mais. Mas nos bastidores, prepara a manobra ideal. Um olho no peixe, outro no gato.
 
Privilégio
As placas enormes espalhadas pelo governo do Estado em pontos estratégicos, que falam sobre mobilidade urbana – tem na Reta da Penha, Praça do Cauê e etc.- são irregulares. Quem entende do babado aponta que essas precisariam de licença para serem instaladas e não podem ter esse oba-oba todo - propaganda. Tem muita gente do meio reclamando.
 
Nas redes
“Esse é o diálogo do Casagrande com pessoas que nem mesmo estavam na manifestação. Pessoas que estavam apenas paradas, filmando. Qual o risco que elas causam pro governo?! Ser cidadãos?! Crianças, idosos...todos atacados sem o mínimo de respeito”. (Movimento “Não é por 20 centavos, é por direitos” – no Facebook). 
 
PENSAMENTO:
“Existe gênio, poder e mágica na audácia”. Goethe

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/