Hospital das Clínicas faz campanha para receber doação de leite materno

Unidade registra uma queda nas doações de aproximadamente 50% nos meses de dezembro a fevereiro

Devido às festas de final de ano e ao período de férias, as doações de leite materno caem aproximadamente 50% nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro no Hospital Universitário Cassiano de Moraes, em Maruípe, conhecido como Hospital das Clínicas. A baixa nos estoques motivou uma campanha de sensibilização que está em curso.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade, as doações têm o objetivo principal de abastecer a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital, e, quando possível, a maternidade do Hucam. Além disso, o Banco de Leite Humano do Hucam oferta o serviço de pasteurização do leite humano para as mães que vão retornar ao trabalho e deixam sua reserva em casa para o aleitamento de seus bebês. 

Para doar, as interessadas devem procurar o serviço de Banco Leite Humano do Hucam, que funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, realizando serviço de atendimento clínico das mães com dificuldade na amamentação. A unidade também realiza, diariamente, a captação domiciliar de leite humano e a pasteurização do leite doado. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3335-7515.

Doação de frascos em Vila Velha

Já em Vila Velha, o Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, está realizando uma campanha para doações de frascos de vidro para armazenamento de leite materno destinado à alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

Para fazer a conservação do leite materno doado e facilitar o trabalho de descongelamento do leite, os frascos de vidros de tamanho médio ou pequeno, tipo os de café solúvel, são os ideais. Também não acumulam cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico. Todos os potes doados passam por um processo de higienização.

Devido à pasteurização, processo de esterilização que envolve altas temperaturas e resfriamento súbito, estes potes se desgastam facilmente e necessitam de reposição constante.

De acordo com a responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, houve ainda um aumento no número de doadoras de leite. “A doação desses frascos é importante porque a gente entrega para as doadoras coletarem o leite para a gente pasteurizar no hospital e dar para os bebês da Utin. Com o aumento no número de doadoras, ficamos sem esses recipientes para armazenar o leite cru. O ideal é que esses potes tenham entre 200 e 400 ml para facilitar o descongelamento. Nós já fazemos a compra de frascos do mesmo perfil para a pasteurização, o que precisamos é para entregar para as doadoras fazem a coleta adequadamente”, explicou.

Para doar, basta ir até o hospital, localizado a Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Cristóvão Colombo, em Vila Velha.  O Banco de Leite do Himaba funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, sempre das 7h às 18h. O telefone de contato é o 3636-3151.

Leia Também:

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Câmara convoca secretária para explicar falta de médicos para pessoas com HIV

Cátia Lisboa, que dirige a Saúde em Vitória, deve comparecer ao legislativo no dia 17 ou 20 deste mês

Centro de Referência em DST/AIDS está sem médicos em Vitória

Pessoas com HIV estão sem atenção e acompanhamento de infectologista nem previsão de solução imediata

Nomeações de novos servidores e professores da Ufes estão suspensas

Universidades federais do Brasil aguardam portaria do MEC para liberarem contratações

Sexta Rap faz do Bar do Mãozinha ponto de encontro do hip hop

Próxima edição acontece nesta sexta-feira, unindo gerações do rap capixaba em Jardim da Penha