Sexta, 19 Abril 2024

Hospital das Clínicas faz campanha para receber doação de leite materno

Hospital das Clínicas faz campanha para receber doação de leite materno

Devido às festas de final de ano e ao período de férias, as doações de leite materno caem aproximadamente 50% nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro no Hospital Universitário Cassiano de Moraes, em Maruípe, conhecido como Hospital das Clínicas. A baixa nos estoques motivou uma campanha de sensibilização que está em curso.


De acordo com informações da assessoria de imprensa da unidade, as doações têm o objetivo principal de abastecer a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do hospital, e, quando possível, a maternidade do Hucam. Além disso, o Banco de Leite Humano do Hucam oferta o serviço de pasteurização do leite humano para as mães que vão retornar ao trabalho e deixam sua reserva em casa para o aleitamento de seus bebês. 


Para doar, as interessadas devem procurar o serviço de Banco Leite Humano do Hucam, que funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas, realizando serviço de atendimento clínico das mães com dificuldade na amamentação. A unidade também realiza, diariamente, a captação domiciliar de leite humano e a pasteurização do leite doado. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3335-7515.


Doação de frascos em Vila Velha


Já em Vila Velha, o Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, está realizando uma campanha para doações de frascos de vidro para armazenamento de leite materno destinado à alimentação de bebês prematuros ou de baixo peso internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).


Para fazer a conservação do leite materno doado e facilitar o trabalho de descongelamento do leite, os frascos de vidros de tamanho médio ou pequeno, tipo os de café solúvel, são os ideais. Também não acumulam cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico. Todos os potes doados passam por um processo de higienização.


Devido à pasteurização, processo de esterilização que envolve altas temperaturas e resfriamento súbito, estes potes se desgastam facilmente e necessitam de reposição constante.


De acordo com a responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, houve ainda um aumento no número de doadoras de leite. “A doação desses frascos é importante porque a gente entrega para as doadoras coletarem o leite para a gente pasteurizar no hospital e dar para os bebês da Utin. Com o aumento no número de doadoras, ficamos sem esses recipientes para armazenar o leite cru. O ideal é que esses potes tenham entre 200 e 400 ml para facilitar o descongelamento. Nós já fazemos a compra de frascos do mesmo perfil para a pasteurização, o que precisamos é para entregar para as doadoras fazem a coleta adequadamente”, explicou.


Para doar, basta ir até o hospital, localizado a Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Cristóvão Colombo, em Vila Velha.  O Banco de Leite do Himaba funciona todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, sempre das 7h às 18h. O telefone de contato é o 3636-3151.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/