Ifes suspende atividades letivas até o próximo dia 27

Decisão foi tomada em reunião nesta segunda, com possibilidade de o prazo ser ampliado

Gestores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) decidiram, em reunião nesta segunda-feira (16), pela suspensão das atividades letivas presenciais a partir de quarta-feira (18) até o dia 27 de março, com a possibilidade de prorrogação ou revisão a qualquer tempo. Viagens, reuniões e eventos institucionais também ficam suspensos enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19), conforme a Instrução Normativa nº 19, de 12 de março de 2020. 

A medida, segundo a Instituição, é preventiva e visa evitar aglomerações, tendo em vista a possibilidade de aumento do número de casos de infecção no Espírito Santo.

Inicialmente, as aulas serão suspensas por 10 dias e a situação será reavaliada na próxima reunião do Comitê de Crise do Ifes, programada para o dia 25 de março. Reuniões extraordinárias do Comitê também poderão ser convocadas a qualquer tempo.

As aulas estão mantidas para os estudantes dos cursos a distância, mas os encontros presenciais serão suspensos neste período. Na pós-graduação, bancas de qualificação e de defesa de dissertação, no caso dos mestrados e de trabalhos de conclusão final das especializações estão mantidos, mas a participação presencial deve ser restrita aos avaliadores e estudantes. Se possível, recomenda-se fazer uso do recurso de webconferência.

Nesta terça-feira (17), a instituição divulgará orientações sobre o funcionamento das atividades administrativas nas unidades.

Comitê de crise

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou, na última quinta-feira (12), nota referente à declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o estado de pandemia causado pelo Covid-19 e as recomendações determinadas pelos ministérios da Saúde e da Educação. De acordo com a nota, ficam suspensas as reuniões convocadas pelo Conif.

O Conselho também participará do Comitê Operativo de Emergência do Ministério da Educação (COE/MEC), instituído em portaria do último dia 11, que avaliará os impactos e medidas tomadas nas próximas semanas no que se refere às mudanças nas rotinas de atividades acadêmicas no âmbito das instituições do Sistema Federal de Ensino. 

No âmbito do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o comitê de crise realizou a primeira reunião nesta segunda-feira (16). A Reitoria do Ifes recebeu ofício da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) com recomendações para prevenção ao Coronavírus, que foram encaminhadas a todos os campi.

Os campi estão monitorando estudantes e servidores que estão em viagem a países com ocorrência da doença. As medidas de prevenção e contenção serão avaliadas caso a caso, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde para avaliar as medidas necessárias para prevenção e contenção.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Fim do isolamento social pode causar quatro mil mortes no ES até o final de maio

Pesquisadores do Ifes comprovam necessidade de intensificar isolamento e adoção de medidas complementares

Ufes e Ifes prorrogam suspensão das aulas devido à pandemia do coronavírus

Reuniões nesta quinta-feira estabeleceram retorno no início de abril, seguindo decretos do governo

Ministério Público critica proposta de mudanças na eleição de reitores

Governo federal quer alterar normas por meio de medida provisória, sem debates com comunidade acadêmica

Clube de leitura reúne leitores e escritores do sul do Espírito Santo

A Sociedade Epicureia está com inscrições abertas para participar dos encontros mensais em Venda Nova