Quinta, 28 Março 2024

Igreja Católica e movimentos sociais retomam articulações para 2020

Igreja Católica e movimentos sociais retomam articulações para 2020

A ação coletiva entre a Igreja Católica e os movimentos sociais deve continuar neste ano. Depois de um período com um arcebispado mais conservador, o diálogo entre Igreja e movimentos passou a ser incentivado com maior força a partir da posse de Dom Dario Campos, em janeiro de 2019, como arcebispo de Vitória.


Um dos próximos passos deve ser a organização da Campanha da Fraternidade, realizada anualmente em todo país a partir de um chamado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano o tema é "Fraternidade e Vida: dom e compromisso", trazendo o lema "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele", rendendo homenagem à atuação de Irmã Dulce.


Com abertura prevista para março, no Espírito Santo a campanha vai culminar em mais um grande ato pelo Centro de Vitória, com caminhada da Catedral até a Praça Getúlio Vargas, passando pelo Palácio Anchieta.


O Centro de Estudos Bíblicos (Cebi) realiza neste sábado (1) uma formação relacionada à Campanha da Fraternidade, que acontece na Rua Duque de Caxias, 121, no Centro de Vitória. 


Mas para além da campanha, considerada uma das mais importantes a nível político e social da Igreja Católica no país, no Espírito Santo a expectativa também gira em torno do Fórum Igrejas e Sociedade em Ação, criado a partir do encontro realizado em julho do ano passado com Dom Dario, as pastorais e outros movimentos sociais, com participação de cerca de 500 pessoas representando diversas organizações. O padre Kélder Brandão, considerado de linha progressista, é o responsável designado pelo arcebispo para comandar o Vicariato para Ação Social, Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, com a missão de comandar o diálogo entre a Igreja e os movimentos.


Depois do grande encontro, foi tirada uma coordenação para executar as tarefas necessárias e estão sendo realizadas plenárias ampliadas para definição das propostas e estratégias. A quarta plenária acontece no outro sábado (8), de 8h30 às 12h, no Colégio Agostiniano, bairro Parque Moscoso.


Em pauta estarão plano de ação, calendário para 2020, formação sobre a Campanha da Fraternidade e encaminhamentos. A coordenação executiva do Fórum pede para que os movimentos enviem até dia cinco de fevereiro os planejamentos e atividades que realizarão durante o ano que considerem importantes de compartilhar. O e-mail para contato é .

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/