Incêndio em área da Suzano se alastra até Terra Indígena

Moradores da Aldeia Pau Brasil combateram o fogo, que foi controlado por equipe da empresa

Um incêndio iniciado em um talhão do eucaliptal da Suzano Papel e Celulose, na noite dessa segunda-feira (19), se alastrou até a aldeia Pau Brasil, que faz limite com a área de monocultura da empresa, a cerca de 6 km do distrito de Barra do Sahy, em Aracruz, norte do Estado.

Um grupo de dez moradores de Pau Brasil, que estão erguendo casas nessa área da aldeia, viu as chamas e iniciaram o combate. Com facões, foices e galhos, os moradores abafaram as chamas e fizeram aceiros para evitar que o fogo queimasse a floresta próxima dali. O objetivo foi proteger a mata nativa, conta o cacique Valdeir Almeida Silva. “O fogo começou no eucaliptal da Suzano e vinha se alastrando pra aldeia quando eles começaram o combate”.

Pau Brasil, esclarece o cacique, não possui plantio de eucalipto, apenas mata nativa e áreas degradadas com colonião, como a que está recebendo as novas construções dos moradores. A parte que ainda resta de eucaliptal da Aracruz Celulose (Fibria/Suzano) dentro da Terra Indígena Tupinikim e Guarani está em outras aldeias, onde os moradores continuam trabalhando pela substituição por floresta nativa, numa verdadeira ação de reflorestamento e recuperação da biodiversidade perdida desde que a multinacional usurpou o território tradicional indígena, há meio século.

Por meio de uma rede social da Defesa Civil Municipal, alguns moradores avisaram sobre ocorrido, tendo resposta da equipe de combate a incêndios da Suzano, que se dirigiu para o local e controlou as chamas.

O Corpo de Bombeiros também foi comunicado, mas não enviou equipe, pois estava em atividade em um incêndio no município vizinho de Fundão.

Leia Também:

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Majeski propõe revogar lei que favorece expansão do deserto verde

Proposta começou a tramitar na Assembleia nessa segunda-feira e se opõe à lei do governo Hartung

Decisão do STF fortalece luta indígena em todo o País

No ES, Defensoria Pública busca reverter liminar em favor de posseiros que ocupam área da TI Tupinikim

Supermercado Perim terá que ressarcir vizinhos por prejuízos de incêndio em 2012

Incêndio afetou a residência de nove pessoas, que receberão pelos danos morais e materiais

Aldeia Pau Brasil adia festa de encerramento do Projeto Iakumã

Comunidade está em luto pela morte de um de seus membros e marcará nova data para o evento