Jogada do consenso

Audifax Barcelos vai entregar a disputa da Amunes, assim mesmo, de mão beijada?

As articulações para a disputa da Associação dos Municípios do Estado (Amunes), que ocorre no próximo mês de março, ganharam fôlego nesta semana com acenos do governador Renato Casagrande em defesa de uma chapa de consenso e movimentos no mesmo sentido do seu candidato ao cargo, o prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos), que circula pelos municípios atrás de apoio. A estratégia da dupla já teria conseguido demover pré-candidaturas de gestores municipais do interior interessados em comandar a entidade, mas nada de aparecer publicamente, até agora, o principal da lista, prefeito Audifax Barcelos (Rede), da Serra. Cotado como provável candidato à sucessão de Casagrande em 2022, Audifax foi considerado peça-chave na disputa no início das conversas, já para pavimentar seu caminho até o Palácio, ao lado de nomes alinhados ao campo adversário, de Paulo Hartung, como o atual dono da cadeira, Guerino Zanon (MDB), de Linhares. Esse cenário ficou ainda mais evidente, quando exatamente esses dois prefeitos protelaram a devolução dos recursos dos convênios assinados na gestão passada, com direito a fortes críticas à medida de Casagrande na imprensa e nas redes sociais. Próximo do período de inscrição de chapas, porém, não se ouve mais os burburinhos do grupo de Audifax, e há quem já fale até em desistência. Vai entregar de mão beijada, mesmo? 

Nada mal...
Em questão na disputa da Amunes, além do teste de forças políticas, as eleições municipais de 2020, no comando de um cargo que envolve os 78 prefeitos do Estado, e a prévia de 2022, que também promete!

Reta final
A expectativa, nos próximos dias, é a definição do cenário, considerando que as inscrições vão até a semana seguinte ao feriadão do Carnaval. Já a votação ocorre no dia 26.

Esperou sentado
Confirmado o consenso, Gilson Daniel terá, finalmente, o que não teve na última disputa da Amunes, quando se articulou, mas foi atropelado sem dó por Hartung e seu candidato, Guerino Zanon.

Lado a lado
Depois de dar umas cutucadas em Casagrande, Carlos Manato, o secretário especial do governo Bolsonaro, participou de solenidade ao lado dele nesta quinta-feira (28), em Iconha, sul do Estado. É que o evento, inauguração da demorado contorno do município na BR 101, contou com a presença do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas.

Holofote
E como não poderia deixar de ser, a concorrência dos políticos para ocupar a linha de frente foi forte. Além do time de secretários e prefeitos e vereadores da região, estiveram por lá parlamentares da bancada capixaba no Congresso Nacional – Da Vitória (PPS), Evair de Melo (PP) e Ted Conti (PSB) – e um “bonde” de deputados estaduais.

Holofote II
Registra aí: o presidente Erick Musso (PRB), Marcelo Santos (PDT), Dr. Rafael Favatto (Patri), Emílio Mameri (PSDB), Renzo Vasconcelos (PP), Delegado Danilo Bahiense (PSL), Luciano Machado (PV) e Torino Marques (PSL). 

Gato pingado
Por falar em holofote, desfilar a imagem no Sambão do Povo, toda classe política quer. Já o carnaval popular, de rua...

Vitrine
Com exceção, é claro, do prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS)! Esse desfila nos dois e mais um pouco! Aliás, vai arrastar uns aliados este ano ou só em 2020, de disputa eleitoral?

‘Muita informação’
Com foto posada entre Casagrande e a vice Jacqueline Moraes, o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes, postou uma “notícia-parágrafo” no site institucional do Ministério Público. Diz, apenas, que esteve com eles para “conversar sobre assuntos de interesse do MPES”. Gente, que mistério!

PENSAMENTO:
“Você pode adiar, mas o tempo não posterga”. Benjamin Franklin

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Agentes de saúde lutam para ampliar a conquista do piso nacional da categoria  

Pelo menos 30 municípios estão cumprindo a legislação. Ecoporanga foi o último a aderir  

Beco sem saída

Audifax: de principal concorrente de Casagrande, a cabo eleitoral de Bruno Lamas?

Amunes orienta prefeitos a pagar piso nacional a agentes de saúde

O documento, fruto de acordo com Gilson Daniel, será entregue formalmente aos prefeitos

Reforço financeiro aos municípios será votado nesta quarta-feira na Assembleia

O presidente da Amunes, Gilson Daniel, esteve na Assembleia para defender a aprovação do PL de Casagrande