Sexta, 29 Março 2024

Jovens guarani recebem capacitação para produção audiovisual

Jovens guarani recebem capacitação para produção audiovisual

A aldeia guarani Ka’agwy Porã (Nova Esperança), em Aracruz, norte do Estado, é cenário das filmagens de um curta-metragem que faz parte das oficinas do projeto Lentes Guarani, desenvolvido pela comunidade com recursos do edital de Audiovisual fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Agência Nacional de Cinema (Ancine).


“O audiovisual é um dispositivo cultural que desperta amplo interesse entre os indígenas e também valoriza a oralidade dessas culturas e, no caso dos Guarani, neste processo também se registra e valoriza a língua nativa”, diz Raquel Lucena, responsável pela gestão do projeto, que é coordenado pelo cacique Marcelo Oliveira, o Werá Djekupé. A proposta do projeto surgiu a partir das conversas com os jovens da aldeia, que manifestaram interesse em filmar e produzir vídeos.



O uso das tecnologias audiovisuais para que as comunidades e etnias possam se autoretratar e representar é crescente no Brasil nas últimas décadas, inclusive entre os Guarani, que possuem entre um de seus cineastas mais destacados Alberto Alvares, que está em Aracruz para ministrar as oficinas durante esta semana.


De segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, não só da Ka’agwy Porã como também outras aldeias guarani da região participam do curso. “A ideia do projeto partiu da comunidade, dos jovens. Estou ensinando como poder usar os equipamentos, como guardar essas memórias, essas histórias de onde estão vivendo, mostrar a importância do lugar e do audiovisual para os jovens, o que é muito importante”, diz o cineasta, que é professor de língua guarani na Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também cursa mestrado em Cinema e Audiovisual. Ele chegou a viver alguns anos em Aracruz trabalhando como professor nas escolas indígenas.


Nos primeiros dias de curso, os alunos, em sua maioria jovens, aprenderam noções gerais de cinema, cinema indígena e operação da câmera e demais equipamentos, tudo a partir da troca com um cineasta com experiência e Guarani como eles, com a mesma língua nativa e compartilhando aspectos culturais semelhantes.



Os documentários de Alberto Alvares costumam retratar o modo de vida e o cotidiano do povo Guarani. Na produção que será elaborada como parte prática da oficina, o tema será escolhido pelos próprios participantes e moradores locais. Entre os que foram levantados para serem tema do documentário que começa a ser produzido nesta quarta-feira, está a caminhada do povo Guarani até chegar ao Espírito Santo, o Txondaro (guerreiro) e a culinária guarani.


O resultado será apresentado no encerramento do projeto, no próximo sábado (1), às 15h, na aldeia Ka’agwy Porã (Nova Esperança), que fica localizada na estrada de acesso a Barra do Sahy, em evento aberto ao público.


AGENDA CULTURAL


Encerramento do projeto Lentes Guarani e exibição de curta-metragem


Quando: Sábado, 1 de fevereiro, 15h


Onde: Aldeia Ka’agwy Porã (Nova Esperança) - Aracruz/ES.

Veja mais notícias sobre Cultura.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/