Sábado, 20 Abril 2024

Justiça anula decisão da Câmara de Ecoporanga e torna prefeito inelegível  

Justiça anula decisão da Câmara de Ecoporanga e torna prefeito inelegível  

O prefeito de Ecoporanga, noroeste do Estado, Elias Dal Col (PSD), está inelegível. A decisão, adotada pelo juiz Bruno Fritoli Almeida, condenou a Câmara Municipal do município a suspender o decreto municipal de 2017 que julgou aprovadas as contas do prefeito referentes ao exercício de 2012. 



O juiz acolheu denúncia do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), que sustentou a tese de uma manobra política do Legislativo para julgar novamente as contas de Elias Dal Col, em 2017. A decisão da Justiça anula esse ato e restabelece o decreto legislativo anterior, de 2016, que reprovou as contas do prefeito, por desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. 



Segundo a denúncia do MPES, nas eleições municipais de 2016, Dal Col assumiu novamente o município e houve mudanças no quadro de vereadores da cidade. A Câmara realizou um novo julgamento das contas, que, desta vez, foram aprovadas. 



Antes dessa votação, o prefeito tentou anular a rejeição das contas na Justiça, mas o pedido foi negado. Por isso, o MPES notificou a Câmara e apontou que a anulação do julgamento da decisão da Câmara, no sistema republicano e democrático de direito, caberia unicamente ao Judiciário, que já havia negado essa anulação. 



Diante dos fatos e da aprovação das contas, contrariando a documentação técnica que apontou irregularidades no exercício de 2012, o MPES ajuizou a Ação Civil Pública e pediu a suspensão do novo decreto emitido pela Câmara.



A eleição de 2016 em Ecoporanga foram realizadas em meio à disputa entre lideranças da gestão do ex-prefeito Elias Dal Col, por meio de uma  aliança formada com lideranças do PP e do PSD. Estiveram reunidos para  apoiá-lo o então  deputado federal Marcus Vicente (PP) e o deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD). 

 

Veja mais notícias sobre Política.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/