Sábado, 20 Abril 2024

Lagoa encantada pede socorro

Lagoa encantada pede socorro

Os guardiães da Área de Preservação Permanente (APP) da Lagoa Encantada, na região do Vale Encantado, em Vila Velha, fazem um apelo à população em geral, para que ajudem na conservação daquele importante e frágil ecossistema, denunciando agressões aos órgãos ambientais de fiscalização.



O pedido atual é motivado pelo último ataque, iniciado em meados de julho, quando mais de dez locais foram incendiados. Os mais afetados foram o Morro do Faroeste – que já foi alvo de desmatamentos e fogo no passado e estava se recuperando – e o tabual, chegando até os pés dos Mirante dos Cactos.



O agravante é que, passados quinze dias, o crime persiste, segundo flagraram os ambientalistas locais. “As queimadas continuam”, relata a fotógrafa de natureza Ingrid Barros, membro do Fórum de Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental do Grande Vale Encantado (Fórum Desea). “Fomos no Vale Encantado nesse fim de semana e o bairro inteiro estava coberto de fuligem que o vento trazia da direção da Lagoa”, conta.



O tabual é uma das áreas mais conflitantes da APP da Lagoa Encantada. Tem sido alvo constante dos devastadores, que intentam descaracterizar ecologicamente a região, facilitando a justificativa para sua ocupação com construções. E quando é incendiado, precisa ser salvo pelos próprios moradores, pois o Corpo de Bombeiros não atua em áreas de brejo.



A inclusão dos alagados e outras áreas sensíveis foi pleiteada pelo Desea e outros coletivos socioambientais de Vila Velha para serem incluídos como área de conservação ambiental no novo Plano Diretor Municipal (PDM), em fase final de elaboração.



Nas redes sociais, o Fórum Desea divulga o telefone da Polícia Ambiental (3636-1650), para quem a população pode enviar informações e fotos de futuras agressões.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/