Sábado, 20 Abril 2024

Ligações antigas

Ligações antigas


Lançada em maio deste ano e com coordenação do empresário e fundador da Fucape, Aridelmo Teixeira, a rede InspiraES, como todos os movimentos semelhantes que se espalham pelo País, se coloca como “suprapartidária” e voltada para “formação de lideranças capazes de propor ideias e projetos para melhorar a vida da população”. Mas, na prática, repete articulações nacionais que reúnem personagens com interesses políticos e econômicos próprios, e que delimitam terrenos de poder desde as eleições passadas. O grupo, que tem realizado por aqui reuniões em sete comitês temáticos, é reduto de filiados ao Partido Novo cotados para a disputa de 2020, como o próprio Aridelmo, derrotado na disputa ao governo do Estado e em campo para consolidar candidatura à prefeitura de Vitória, e o procurador federal e professor Dalton Morais, já citado no cenário de Vila Velha. Também abriga integrantes do governo Paulo Hartung, ligado desde sempre à conhecida ONG ES em Ação, já presidida por Aridelmo. No segundo posto principal da InspiraES, está o ex-secretário de Economia e Planejamento, Regis Mattos, ao lado de Aridelmo. À frente de comitês, também o ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelo de Oliveira, a ex-secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Lemos, a ex-gerente da Secretaria de Educação (Sedu), Fabiana Negreli...ou seja, tudo em casa e pra lá de integrados com o sistema, mas vendendo um projeto para “mudar as velhas práticas de gestão pública”. Estratégia está na moda: em 2018, movimentos com o mesmo discurso elegeram 34 parlamentares no Congresso Nacional.


Time PH

Regis Mattos e Dayse Lemos, que assumiram diferentes funções nas gestões sob o comando de Hartung, na última fizeram dobradinhas de anúncios polêmicos, já no "apagar das luzes", como as boladas de créditos suplementares que somaram quase R$ 400 milhões e o abono e reajuste aos servidores que Hartung negou até o último momento, mas foi obrigado a recuar, resultado de sucessivos desgastes a sua imagem.


Rota de colisão

Já Marcelo de Oliveira ficou no fogo cruzado da briga acirrada dos convênios assinados por sua pasta e que foram parar no Tribunal de Contas (TCE), após contestação do governo Renato Casagrande, que acabou ganhando a batalha.


Mais...

Outros nomes conhecidos da política local aparecem nos comitês. Um mais antigo, o ex-presidente do Conselho de Engenharia e Agronomia (Crea-ES), Helder Carnielli, derrotado ao Senado, e a médica Jéssica Polese, que apareceu nas últimas eleições como candidata a vice de Aridelmo, depois de liderar em Vitória protestos contra o PT e a ex-presidente Dilma. Os dois eram filiados ao PTB, mesmo partido do empresário na época.


Cabos eleitorais

O InspiraES tem apoio do Instituto Fucape de Tecnologias Sociais e do movimento de empresários Brasil 200, que também tem Aridelmo como responsável no Estado, e foi criado no ano passado em Nova Iorque, reunindo nomes como Flávio Rocha (Riachuelo), João Appolinário (Polishop), Luciano Hang (Havan) e Sebastião Bomfim (Centauro), que também juram não ter vínculos políticos-partidários, mas participaram ativamente do pleito do ano passado.


Cabos eleitorais II

Aliás, está aí um único ponto que distancia Aridelmo de Hartung. Pelo menos em tese! O Brasil 200 é simpático ao governo Bolsonaro e tem como coordenadora a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), líder do governo no Congresso Nacional. Aridelmo, para quem não se lembra, protagonizou uma saia justa no ano passado, quando declarou apoio público inesperado a Bolsonaro, contrariando aliança do PTB. Já o ex-governador...


Lado oposto

...é crítico ferrenho do atual presidente desde as eleições e integra movimentos nacionais que também se dizem independentes, como o RenovaBR e Agora, mas estão na linha de frente contra o governo federal, tendo como principais lideranças o próprio Hartung e o apresentador de TV Luciano Huck.


Mesma pauta

Assim como no InspiraES, Aridelmo também caminhou lado a lado com figuras conhecidas das equipes de Hartung em sua campanha eleitoral. O ex-secretário estadual de Fazenda, Bruno Funchal, coordenou o plano de governo, enquanto a então secretária executiva do Ministério da Fazenda e pupila de Hartung, Ana Paula Vescovi, foi sua colaboradora de luxo.


Temáticas

Os atuais comitês da rede coordenada pelo empresário se dividem em Educação, Cultura e Esportes; Saúde e Desenvolvimento Social; Justiça e Segurança; Meio Ambiente e Agricultura; Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura; Modernização e Inovação; e Desenvolvimento Econômico e Logística.


 PENSAMENTO:

“Em política, o que não é possível é falso”. Antonio Cánovas del Castillo

Veja mais notícias sobre Socioeconômicas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/