Sexta, 29 Março 2024

Longo caminho


O governador Paulo Hartung e seu adversário político Renato Casagrande (PSB) elegeram o interior do Estado como o caminho da estratégia eleitoral de 2018, até mesmo para fugir da Grande Vitória, onde se concentram os efeitos da Lava Jato, como as delações da Odebrecht em que foram citados por supostos recebimentos de caixa dois. Mas os termômetros nesses municípios, como constatam lideranças que estão em campo, está longe de indicar vida fácil para os dois, principalmente Hartung. Com a máquina na mão e - se fosse possível - inaugurando até a sombra, o governador todo dia percorre várias cidades com uma comitiva para fazer oba-oba e tentar melhorar sua imagem. A estratégia, porém, não parece surtir efeito, como indica a reação do eleitorado aos deputados estaduais que estão na linha de oposição ao governador, prováveis candidatos à reeleição ou à Câmara dos Deputados. Em suas andanças pelo Estado, eles têm sido apoiados por assumir tal condição e pelos discursos críticos feitos na Assembleia Legislativa, o que antes não acontecia. Com o campo já adverso na região metropolitana e, caso não consiga convencer a população do interior, para onde correrá Hartung em busca da reeleição? O governador nunca gostou de bola dividida. 
Vitrine
E o oba-oba principal desta sexta-feira (28) foi em Cariacica, na assinatura da ordem de serviço para reinício das obras do Contorno do Aroaba. Olha o time escolhido por Hartung: prefeito Juninho (PPS); deputados federais Lelo Coimbra (PMDB) e Evair de Melo (PV); e deputados estaduais Erick Musso, Esmael Almeida, Marcelo Santos e Luzia Toledo, do PMDB, além de Sandro Locutor (Pros) e Gilsinho Lopes (PR).
Sintonia
Aliás, Marcelo Santos e Hartung estavam com uniforme. A blusa da vez dos políticos, cor de jeans e botão.
Ônus e bônus
Por falar em Lelo, o deputado virou mesmo o interlocutor dos pescadores no Estado. Depois de ganhar almoço pela liberação da portaria que proibia a pesca de várias espécies no Estado, articulou com a gerência regional do INSS a liberação do pagamento do seguro defeso do camarão, empacado há dois meses. Tudo isso, valendo-se da função que passou a ocupar, de líder da maioria na Câmara. Bom para umas coisas, péssima para outras.
Ônus e bônus II
O deputado virou líder da maioria, aí, passaram-se pouco meses e a bomba explodiu na cabeça do presidente Michel Temer, que está em queda livre.
Vizinhança
Lideranças da Serra já estão dando “pitaco” na nova eleição à prefeitura de Fundão, marcada para outubro. Nos bastidores, dizem que o grupo do ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) estaria com Petrinho Nunes (PDT), que deve compor chama com Alessandra (PSD), mulher do impugnado Anderson Pedroni (PSD). Do outro lado...
Vizinhança II
...estariam os deputados estaduais Bruno Lamas (PSB) e Jamir Malini (PP), com possibilidade de agregar o prefeito Audifax Barcelos (Rede), em apoio a João Manoel (DEM). Ele tenta fechar chapa com Raimundo Soares da Consolação, marido da ex-prefeita Maria Dulce (PMDB).
Vizinhança III
Fora da Serra, mas com reduto em Aracruz, também colado em Fundão, o presidente da Assembleia, Erick Musso (PMDB), apoiaria o empresário Adriano Grazziotti (Pros), que pode compor com Pastor Geter (PSC).
Retorno
Depois de um tempo fora da cena oficial, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB), agora secretário de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, já começa a aparecer novamente em eventos nacionais. No próximo dia dois de agosto, ele participará de debate sobre a reinvenção dos centros urbanos e smart cities, no Conecta Imobi, em São Paulo.
Nas redes
“A morosidade do governo do Estado com os veículos apreendidos vem causando transtornos para quem trabalha de verdade. Em visita a uma delegacia em Nova Venécia, pudemos constatar a quantidade de motos apreendidas que o Governo não se organiza para retirar da umidade, ocupando o pátio e causando transtornos para os policiais e quem utiliza a delegacia”. (Deputado estadual Da Vitória – PDT – no Facebook).
PENSAMENTO:
“A dúvida é o princípio da sabedoria”. Aristóteles

Veja mais notícias sobre Colunas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 29 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/